Cemitérios de SSA passarão por intervenções estruturais; novas gavetas serão construídas
Os cemitérios municipais de Brotas, Paripe, Plataforma, Periperi, Pirajá e Itapuã passarão por intervenções. As obras anunciadas nesta quarta-feira (30) pela prefeitura incluem desde a reforma e construção de áreas administrativas e de acesso ao público, até a implantação de gavetas para sepultamentos.
Os seis cemitérios contarão com novos espaços dedicados à administração e ao atendimento ao público, como copa para funcionários, sanitários públicos e vestiários para funcionários, além de área de material e limpeza, depósito de equipamentos para os profissionais que trabalham nos cemitérios e espaços dedicados aos velórios.
Com as intervenções os cemitérios de Brotas, Plataforma e Paripe ganharão 1.060 gavetas. De acordo com a prefeitura, as novas estruturas de sepultamento possuirão nova tecnologia alinhada às demandas ambientais, com tratamento de filtragem do necrochorume, evitando a contaminação do solo.
As obras incluem paisagismo, com novos canteiros e tratamento das áreas verdes com a adequação da vegetação existente. As intervenções serão coordenadas pela Semop e contarão com investimento de R$ 2,5 milhões.
Durante o anúncio das obras o prefeito ACM Neto destacou que a iniciativa é proporcionar mais conforto e comodidade às famílias que têm entes queridos sepultados em uma nas unidades. “Esse é um assunto que poucas vezes foi tratado com a importância que tem ser dada pelo poder público, em gestões passadas. Houve certa negligência quanto à manutenção desses cemitérios, mas temos olhado para o lado humano das famílias e das pessoas mais pobres, que têm direito de se despedir de seus entes queridos de forma digna e com algum conforto e segurança, em um ambiente que atenue a sua dor”, disse ACM Neto.
