Sábado, 07 de Setembro de 2019 - 13:20

Petrobras diz que redução não ocorreu apenas no Nordeste e que foco é diminuir custos

por Mauricio Leiro

Petrobras diz que redução não ocorreu apenas no Nordeste e que foco é diminuir custos
Foto: Reprodução / Google Street View

Após o Bahia Notícias revelar a redução das operações da Petrobras na Bahia e no Nordeste (relembre aqui), a empresa defendeu que a diminuição nas atividades é motivada pela redução de custos e não ataca apenas uma região. Procurada pelo BN na última quarta-feira (4), a assessoria da empresa havia negado o encerramento das operações no estado.

 

"A Petrobras avalia oportunidades de redução de custos em todos os seus processos e atividades, incluindo a ocupação predial. Esse movimento não é pontual em uma região específica; ele é contínuo e faz parte de uma gestão responsável dos recursos", diz a nota enviada ao Bahia Notícias.

 

A empresa comenta que esse ano já realocou operações em estados do Sudeste. "Já foi desocupado o Edisp, em São Paulo, contratadas novas instalações e realocadas algumas equipes, gerando uma economia anual de cerca de R$ 20 milhões para a companhia. Com o mesmo intuito, estão sendo desocupados o Edifício Ventura, no Centro do Rio de Janeiro, e o Edifício Novo Cavaleiros, em Macaé. Estão em andamento estudos sobre outras instalações, de forma a adequar a ocupação dos espaços à estratégia de negócio da Petrobras", contrapõe a empresa.

 

A estatal comenta que a mobilidade de pessoas entre prédios ou mesmo entre diferentes unidades ou áreas de atuação é natural nas empresas. "Alguns processos podem ser centralizados; para outros, a solução pode ser utilizar espaços disponíveis em instalações próximas ou mesmo contratar novas instalações, mais otimizadas e menos onerosas, como ocorreu em São Paulo", conclui a nota.

Histórico de Conteúdo