BN/ Paraná Pesquisas: Isidório lidera cenários na corrida eleitoral de 2020 em Salvador
por Fernando Duarte

A segunda rodada de pesquisas realizada pelo Bahia Notícias em parceria com o Instituto Paraná Pesquisas aponta que o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) lidera a corrida eleitoral de 2020 em Salvador em todos os cenários estimulados, quando são citados os nomes dos possíveis postulantes ao Palácio Thomé de Souza. Em um universo com 10 nomes, Isidório varia como opção entre 15,6% a 16,1% e com 25,5% das intenções de voto quando o cenário testado é reduzido a até cinco nomes. A primeira pesquisa foi realizada em fevereiro de 2019 (veja aqui) e não é possível traçar paralelos diretos entre os números por trazerem diferentes candidaturas.
O resultado do primeiro disco estimulado de pesquisa apresenta os nomes de Isidório, com 15,6%, Lídice da Mata (PSB), com 13,4%, Bruno Reis (DEM), com 12,9%, Nelson Pelegrino (PT), 8,5%, Alice Portugal (PCdoB), 8%, Irmão Lázaro (PL), com 7,4%, Guilherme Bellintani (sem partido), 5,7%, João Carlos Bacelar (Pode), com 2,5%, Geraldo Jr. (SD), com 2,2%, e Fábio Vilas-Boas, com 1,5%. Para 18,1% dos entrevistados, nenhum desses nomes merece o voto para prefeito de Salvador, enquanto que 4,2% não souberam. Veja:
O levantamento BN/ Paraná Pesquisas testou o mesmo cenário, porém substituindo o atual vice-prefeito Bruno Reis pelo secretário municipal de Saúde, Leo Prates, ambos citados como possíveis candidatos a prefeito pelo DEM. O titular da SMS fica com 7,3%, em sexto na corrida, enquanto Bruno Reis ficaria em terceiro no ranking. Neste caso, o percentual de Isidório cresce um pouco, assim como outros percentuais sofrem alterações. O deputado federal do Avante chega a 6,1%, Lídice a 13,6%, Alice a 9,2%, Pelegrino a 8,3%, Irmão Lázaro a 7,8%, Bellintani a 6,3%, Geraldo Jr. a 3,1%, Bacelar a 3% e Vilas-Boas a 1,6%. O número de pessoas que não votaria em nenhum dos nomes subiu para 19,6% e 4,2% não souberam. Veja:
Quando o cenário é reduzido, com apenas cinco postulantes, a vantagem de Isidório é ampliada, apesar de, considerada a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, haver um empate técnico com Bruno Reis. O deputado pastor sargento tem 25,5% das intenções de voto, enquanto o vice-prefeito fica com 19,2%. O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, atinge 7,7%, o presidente da Câmara, Geraldo Jr., fica com 5,1%, e Fábio Vilas-Boas marca 4,5%. Com o disco com cinco nomes, 31,3% afirmaram não votar em nenhum desses possíveis candidatos e 6,8% não souberam.
A pesquisa ouviu 808 eleitores entre os dias 15 e 18 de agosto e tem intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5%. Há, portanto, um empate técnico entre os principais postulantes em todos os cenários pesquisados.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': A corrida pela candidatura do PT em Salvador
No Terceiro Turno desta semana, os jornalistas Lucas Arraz, Jade Coelho e João Brandão debatem a situação eleitoral do PT para as eleições municipais de Salvador em 2020. Com uma lista de sete pré-candidatos, o partido do governador Rui Costa vai precisar sentar e discutir para chegar a um consenso. O programa traz informações sobre bastidores da escolha do nome e revela quem está na frente na corrida para ocupar o posto de candidato petista na capital.
Energias Renováveis e Industrialização
Ver maisBuscar
Enquete
Artigos
Carreiras FTC: Enfermagem na Urgência, Emergência e UTI
As doenças da modernidade são as que mais matam no Brasil. Dados do Ministério da Saúde confirmam que o perfil da mortalidade no país mudou ao longo dos anos, acompanhando a tendência mundial de mais mortes por doenças crônicas e violentas. Por grupo de causa, as doenças do aparelho circulatório – associadas à má alimentação, consumo excessivo de álcool, tabagismo e falta de atividade física - estão entre as que mais contribuem para um atendimento emergencial ou necessidade de monitorização dos padrões vitais de um paciente.