Sexta, 19 de Julho de 2019 - 17:20

Maia vê apoio popular majoritário à reforma da Previdência; pesquisa aponta posição dividida

por Jade Coelho / Matheus Caldas

Maia vê apoio popular majoritário à reforma da Previdência; pesquisa aponta posição dividida
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

Presente nesta sexta-feira na Fundação Doutor Jesus, do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) se baseou numa pesquisa do Instituto Datafolha para afirmar que maioria da população apoia a reforma da Previdência. No entanto, no último levantamento divulgado, verificou-se que há um empate técnico.

“Hoje é majoritária. A última pesquisa da Datafolha já deu 52% a favor e 41% contra. Já há uma compreensão. Por isso que o plenário deu aquele resultado. A Câmara é muito sensível àquilo que pensa a sociedade. Nenhum resultado seria tão contundente se não tivesse o apoio da população brasileira”, disse.

O resultado em questão citado por Maia foi divulgado em abril pelo Datafolha. Já em julho, mês da aprovação da matéria em primeiro turno na Câmara, o apoio popular diminuiu e chegou ao empate técnico – 47% a favor e 44% contra. Como a margem de erro pode oscilar 2% para mais ou para menos, é configurado como empate. 

“O resultado do plenário é o resultado da vontade da sociedade brasileira votada pela Câmara. Nenhuma votação de um tema desse, que não é simples, teve um resultado forte, com tantos votos, como essa. Por que? Porque acho que a sociedade cansou das promessas fáceis, do discurso fácil. Que nunca chegou a lugar nenhum”, acrescentou.

Agora, o texto da reforma da Previdência segue para o Senado, onde será votado em dois turnos (leia mais aqui).

Histórico de Conteúdo