Um a cada três deputados da Bahia é a favor da reforma da Previdência, diz levantamento
por Rodrigo Daniel Silva

Um a cada três deputados da Bahia é a favor da reforma da Previdência, que foi encaminhada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e deve ser votada na manhã desta quarta-feira (10) na Câmara dos Deputados.
Segundo levantamento do jornal Estado de São Paulo, 13 dos 39 parlamentares baianos são totalmente a favor da proposta: Abílio Santana (PL), Adolfo Viana (PSDB), João Roma (PRB) Arthur Maia, Elmar Nascimento, Leur Lomanto Júnior, Paulo Azi, todos do DEM, Professora Dayane Pimentel (PSL) – todos integram a base do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).
Além deles, defendem a reforma: Cacá Leão e Ronaldo Carletto, ambos do PP, José Rocha (PL), Paulo Magalhães (PSD) e Tito (Avante) – todos do grupo do governador Rui Costa (PT). De acordo com o estadão, Antonio Brito (PSD), Bacelar (Podemos) e Raimundo Costa (PL), que são da base petista, também são a favor da reforma, mas querem mudanças no texto.
Cinco parlamentares não quiseram responder: Charles Fernandes, José Nunes, Otto Filho, todos do PSD, Claudio Cajado (PP) e Igor Kannário (DEM). Estão indecisos: Alex Santana (PDT), João Carlos Bacelar (PL), Márcio Marinho (PRB) e Uldurico Júnior (Pros). Mário Negromonte Júnior (PP) não foi encontrado para falar.
Todos os deputados do PT, do PSB e do PCdoB da Bahia se posicionam contra a proposta. São eles: Afonso Florence, Alice Portugal, Daniel Almeida, Jorge Solla, Joseildo Ramos, Lídice da Mata, Marcelo Nilo, Nelson Pelegrino, Valmir Assunção, Waldenor Pereira e Zé Neto. Além deles, Pastor Sargento Isidório (Avante) e Félix Mendonça Júnior (PDT).
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Dos bastidores à vice-presidência? Ana Paula é aceno do PDT a ACM Neto
Advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração. Servidora concursada da Petrobras com início de trajetória na gestão de Salvador em 2013, como diretora-geral de Educação.
Buscar
Enquete
Artigos
Lotobahia: uma alternativa arrecadatória para o próximo governo da Bahia?
Com o processo eleitoral que se avizinha, os candidatos ao executivo do estado da Bahia tendem a criar um plano de governo com inúmeras ações visando à elevação do bem-estar da população baiana: segurança, educação, saúde e cultura são sempre bandeiras muito levantadas. No entanto, em uma realidade de crise econômica severa, dificilmente uma proposta pode ser eficazmente implementada sem que haja uma garantia no orçamento. É nesse contexto que o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, das ADPFs 492 e 493 e da ADI 4986, pouco divulgado à época da sua decisão, em setembro de 2020, acabou por criar uma oportunidade aos estados, quando declarou a inexistência de monopólio da União na exploração de loterias.