Senador protocola requerimento de CPI para investigar ministros do STF

Através de um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o senador Alessandro Vieira (PPS) pede a investigação de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e tribunais superiores. O requerimento foi protocolado nesta terça-feira (19).
No texto do requerimento, é colocado como objetivo a apuração de "condutas improbas, desvios operacionais e violações éticas por parte de membros do Supremo Tribunal Federal e de Tribunais Superiores do país".
O senador autor antecipou o pedido alegando aumento da pressão sobre os senadores para que retirassem suas assinaturas. Segundo a Folha, este foi o motivo pelo qual Vieira apresentou o requerimento com o apoio formal de 29 senadores, apenas dois a mais que o mínimo necessário.
"Foi uma decisão estratégica. A gente tem notícias de cada vez mais pressão partindo das cortes superiores e a nossa providência foi fazer logo o protocolo", disse Vieira ao veículo.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), se mostrou contrário ao texto no último sábado (16). "Topo fazer um diálogo em relação à reforma e ao aprimoramento da questão do Judiciário. Não vejo nesse momento uma CPI do Judiciário e dos tribunais superiores. Não vai fazer bem para o Brasil", disse o democrata.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Paralisia das casas legislativas na Bahia antes do início da campanha
O período eleitoral ainda nem começou oficialmente, mas as principais casas legislativas do estado já estão em ritmo de campanha. Tanto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) quanto na Câmara Municipal de Salvador (CMS), as sessões do plenário, que costumam ocorrer pelo menos uma vez por semana, ficaram esquecidas por um bom espaço de tempo.
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: Já pensou iniciar a graduação sabendo que escolheu o curso da sua vida?
Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Muitas vezes fazer uma autoavaliação e descobrir seus principais gostos e potencialidades, ou quais as áreas de conhecimento você mais se identifica, não é suficiente para determinar qual caminho percorrer.