Sessão com secretário deve dar espaço para todos vereadores e não terá regras específicas
Por Guilherme Ferreira
A sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (13) deve ter poucas coisas fora do trivial além da presença de Alberto Pimentel para dar explicações sobre sua atuação na Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel). Apesar da convocação de um secretário ser inédita, o rito do Legislativo não será especial.
As regras de funcionamento de uma sessão que tem a convocação de um secretário não estão previstas no Regimento Interno da Câmara e foram decididas em reunião do Colégio de Líderes da Casa nesta terça (12). No entanto, o vereador Edvaldo Brito (PSD) afirmou que os trabalhos não terão nenhuma "especificidade".
"Sessão é como outra qualquer. A única diferença é que ele vai ser ouvido, mas não tem especificidades", comentou Edvaldo, que foi o responsável pela revisão do Regimento Interno da Câmara. "Ele vai ser ouvido pela Câmara e como é uma sessão e tem uma pessoa que vai participar e é necessário prestar as informações, há um contraditório. Começa evidentemente pela exposição de quem foi convocado", explicou.
Os vereadores devem se inscrever para falar e não haverá limite de inscritos por partido ou bancada. Os interessados em questionar Pimentel devem apenas obedecer o limite de cinco minutos para pronunciamentos, tempo padrão para o "pinga-fogo" da Câmara. "Até onde as regras do regimento permitirem, não tem problema nenhum", ressaltou Edvaldo.
