Em posse, Nelson Leal condena discurso antipolítico e prega independência da AL-BA
Por Lucas Arraz / Rodrigo Daniel Silva
Após ser eleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) (veja aqui), Nelson Leal (PP) foi empossado, na tarde desta sexta-feira (1º), o novo chefe da Casa e, em sua fala, condenou o discurso antipolítico e pregou a independência do Legislativo.
“A separação dos poderes está presente em todas as Constituições do mundo. O respeito à independência do Legislativo significa respeito ao poder. A politização do Judiciário ocupando lugares dos outros dois poderes tem contribuído para a crise política”, declarou.
Leal afirmou, ainda, que se pode até defender o Estado mínimo, mas é preciso, segundo ele, que haja uma “defesa dos que mais precisam”. Para ele, não se deve “demonizar” a política. “A ação política é fundamental”, salientou.
O progressista pediu um minuto de silêncio pela tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, e cumprimentou Hilton Coelho (PSOL), que foi seu adversário na disputa pela presidência da Casa.
