PF deflagra 59ª fase da Lava Jato e prende dois em investigação sobre caso Transpetro
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31), a 59ª fase da Operação Lava Jato e prendeu o ex-presidente de empresas do Grupo Estre, Wilson Quintella Filho, e o advogado e ex-executivo do grupo, Mauro de Morais.
A PF cumpre 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. As ordens estão sendo cumpridas em São Paulo e Araçatuba, no interior paulista.
A atual fase mira o pagamento de propinas pelo Grupo Estre em contratos de serviços na área ambiental, reabilitação de dutos e construção naval da Transpetro. O Grupo Estre pertence ao banco BTG Pactual, de André Esteves, que foi preso em 2015 por obstruir as investigações da Lava Jato, de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na época, segundo a PGR, o ex-senador Delcídio Amaral prometeu pagar R$ 50 mil mensais para a família de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, para evitar que ele fizesse delação premiada. André Esteves é suspeito de prometer financiar o acordo.
O Grupo Estre faz parte do consórcio Sotero, que ganhou em setembro de 2018 um dos dois lotes da última licitação da coleta de lixo de Salvador. Também foi condenado por crime ambiental em Belém do Pará em 2017.