SEC submete currículo referencial do BNCC a avaliação do Conselho Estadual de Educação
Foto: Divulgação

O currículo de referência para o Estado da Bahia nas etapas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE) nesta segunda-feira (10) pela Secretaria da Educação do Estado (SEC).  

 

O superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Ney Campelo, destacou que o mais importante deste documento é que, através dele, será rompido um paradigma educacional baseado na concepção de escola transmissora de ensino meramente tecnicista. “O currículo apresenta uma pluralidade na abordagem do sujeito integral capaz de refletir sobre o seu desenvolvimento cognitivo, mas também o seu desenvolvimento socioemocional, de modo que ele tenha um grande cardápio de possibilidades para a sua formação, alinhada com a sociedade contemporânea”, afirmou.

 

A partir de agora o Conselho fará reuniões a fim de analisar e debater o texto apresentado pela Secretaria de Educação e dará um parecer. O CEE pode ainda fazer recomendações para o texto.  

 

Quanto ao processo de elaboração do documento, a SEC realizou consultas públicas, presenciais e virtuais. No primeiro momento, foi feita uma pesquisa inspiracional, que contou com cerca de 80 rodas de conversas em todos os 27 territórios de identidade do estado.  

Histórico de Conteúdo