Joaquim Levy aceita presidência do BNDES no governo Bolsonaro, diz coluna
Ex-ministro no governo de Dilma Rousseff (PT), Joaquim Levy aceitou o convite do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Na instituição, o foco de Levy será o financiamento de tecnologia e inovação, além da redução dos desembolsos para a chamada "velha economia".
Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o ex-ministro vai precisar de um período de silêncio de três semanas até que se desligue do Banco Mundial. Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor-financeiro, com status de vice-presidente no banco.
De acordo com a publicação, o economista terá a missão de reestruturar o BNDES e acertar todos os pagamentos do banco ao Tesouro Nacional.
Há semanas, o nome dele é cotado pela equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro (PSL), mas de acordo com matéria publicada pela Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (12), a equipe política ainda não aprovou a ideia (veja aqui). Eles resistem pelo desejo de se afastar de nomes que compuseram os governos do PT — Joaquim Levy foi ministro da Fazenda por menos de um ano no segundo mandato de Dilma Rousseff.
