Eleições 2018: Mais de 1,3 milhão de leitores acessaram o Bahia Notícias em dois dias
O processo eleitoral de 2018 acabou para a escolha de governador, senadores e deputados federais e deputados estaduais na Bahia. E o saldo das eleições para o Bahia Notícias foi extremamente positivo: em dois dias, 1,3 milhão de leitores usaram o site para acompanhar as principais informações sobre o processo político e sobre os resultados que levaram à reeleição de Rui Costa (PT), às eleições de Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) para o Senado, e a renovações tímidas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia.
No comparativo com os dias 5 e 6 de outubro de 2014, mesmo período em que aconteceram as últimas eleições gerais, a audiência do Bahia Notícias em 2018 foi equivalente ao dobro de quatro anos atrás. “Nosso site já estava consolidado como uma das principais fontes de informação sobre as eleições e em 2018 ampliamos o nosso alcance, permitindo que ainda mais pessoas utilizassem o Bahia Notícias como fonte de informações”, ressalta o diretor-executivo Ricardo Luzbel. Nesses dois dias, o BN recebeu visitas de mais de 1.100 cidades brasileiras e de mais de 120 países.
Desde o início da campanha eleitoral, a equipe de 26 pessoas esteve integralmente dedicada a trazer as propostas, os bastidores e também as movimentações dos principais atores políticos da Bahia. Na véspera da votação, os principais temas da eleição viraram um especial que permitiu que os leitores conhecessem como pensavam os candidatos ao governo da Bahia. No mesmo dia, um miniperfil dos candidatos ao Senado possibilitou que o eleitor identificasse quem eram os nomes na disputa por uma vaga na Câmara Alta.
Foram 138 notícias relacionadas às eleições em dois dias – 66 no espaço entre 17h do dia 7 de outubro e 3h do dia seguinte, com os resultados das urnas. “Foram picos com mais de 7 mil usuários simultâneos, sinal de que o baiano estava ansioso por acompanhar a apuração das urnas”, avalia Luzbel.
Com investimento nas redes sociais, os números também foram positivos. A transmissão ao vivo no Facebook e no Instagram com o resultado parcial das eleições gerou um engajamento de quase 13 mil pessoas, com interação com os leitores que aproveitaram para entender o processo político baiano. “A equipe esteve empenhada em trazer a informação de maneira precisa, permitindo que o leitor utilizasse o Bahia Notícias como uma fonte segura para disseminar notícias ao invés de fake news. O Bahia Notícias, como sempre, manteve o foco no leitor e o resultado disso é a nossa audiência”, completa o editor-chefe, Fernando Duarte.
