Apesar de pesquisa, Marcos Mendes duvida que eleitores vão eleger Rui Costa no primeiro turno
Por Guilherme Ferreira / Ailma Teixeira
Estagnado nas pesquisas de intenções de voto para o governo da Bahia, o candidato Marcos Mendes (PSOL) ressalta que não vai mudar sua estratégia às vésperas do primeiro turno da eleição. O último levantamento feito pelo Ibope mostra que ele tem apenas 1% da preferência dos eleitores baianos enquanto o governador Rui Costa (PT), líder na pesquisa, aparece como candidato de 61% dos entrevistados (veja aqui).
"A gente está demonstrando que nós temos a pior educação do país, nós temos uma saúde baseada em fila da morte, temos uma segurança que o governo diz que matar jovem negro na periferia é como se fosse artilheiro na casa do gol, pelo quinto ano consecutivo [é o] estado que mais se desmata. (...) Eu quero convocar todos eles, a mulherada, a negritude, os ambientalistas, servidores estaduais, o povo do campo e da cidade pra saber se é isso mesmo, se as pessoas vão aceitar essa política e eleger ele no primeiro turno", questiona Mendes.
Ele, Rui Costa, Zé Ronaldo (DEM), João Santana (MDB) e João Henrique (PRTB) se enfrentam na noite desta terça-feira (02) no debate da Rede Bahia, o penúltimo desse primeiro turno das eleições estaduais.
Na avaliação de Mendes, a recepção do eleitorado à sua chapa formada com Dona Mira (PSOL), líder do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB), tem sido positiva e ele aposta ainda na eleição de candidatos do partido ao Congresso Nacional, como é o caso do vereador Hilton Coelho, que disputa uma cadeira na Câmara dos Deputados.
