Prefeitura contrata universidade de Minas para fazer avaliação educacional em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom-PMS

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi contratada pela prefeitura de Salvador, por R$ 3,3 milhões, para realizar o Programa Salvador Avalia (Prosa), da rede pública de ensino da capital baiana. 

 

O Prosa é uma avaliação nos moldes da Prova Brasil, feita pelo governo federal. O objetivo dela é avaliar o desempenho dos alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano de escolarização, em Português e Matemática, contribuindo com a qualidade, equidade, eficiência do ensino nas escolas municipais de Salvador. 

 

A contratação, feita com dispensa de licitação, foi publicada no Diário Oficial do Município do sábado (22), divulgado nesta segunda-feira (24).

 

O Bahia Notícias questionou a Secretaria Municipal de Educação (Smed), responsável pela realização do Prosa, por que a UFJF foi escolhida, com dispensa, se na Bahia há outras universidades federais, como a Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Federal da Bahia (Ufba).

 

Em nota, a Smed explicou que abriu licitação para contratar uma instituição, em março deste ano. No entanto, ela acabou fracassando, já que todas as participantes foram desclassificadas por não cumprirem com as exigências técnicas do edital. 

 

Ainda segundo a pasta, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) em momento algum demonstrou interesse em participar do processo. A Smed justificou também que a contratação da UFJF, por meio do seu Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), ocorreu “por causa de sua notória especialidade, experiência e qualidade”. 

 

“A instituição já realizou avaliação semelhante em diversos outros municípios e estados do Brasil, como no Piauí (Saepi 2016), Pernambuco (Saepe 2016), Paraíba (Idepb 2016), Rondônia (Saero 2015), Espírito Santo (Paebes 2016), Rio de Janeiro (Saerj 2014) e Amazonas (Sadeam 2013), dentre outros”, justificou a Smed.

 

O Prosa é realizado desde 2013. Anteriormente, o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) era responsável para elaborar, corrigir e fazer a devolutiva da avaliação. 

Histórico de Conteúdo