Bahia lança roteiro por fazendas de cacau na Estrada do Chocolate, em Ilhéus

Está prevista para 18 de julho, dia da abertura do 10º Festival Internacional do Chocolate e Cacau – realizado todos os anos em Ilhéus –, a inauguração da uma nova rota turística no sul do estado, a chamada Estrada do Chocolate. Um totem em forma de barra de chocolate, fincado na BA-262, marca o início da rodovia, que vai até o município de Uruçuca. Na primeira fase, 20 propriedades, na estrada principal e em vicinais, abrirão suas porteiras aos turistas. A ideia é que o circuito cresça e englobe até 50 fazendas.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o Sebrae está dando consultoria aos fazendeiros e capacitando pessoal, informa Marco Lessa, empresário, organizador do festival e principal articulador da rota turística. O governo do estado investiu R$ 400 mil até agora. Os recursos, segundo Lessa, foram aplicados na sinalização da estrada e na criação de um site e de um aplicativo. Agora, o objetivo é conquistar parceiros na iniciativa privada para melhorar o acesso a fazendas mais afastadas, onde o asfalto não chega.
Também falta levar sinal de celular à região. “Quero que o turista venha a Ilhéus, mas não fique apenas na praia todos os dias”, afirma Lessa. Segundo ele, a atividade turística pode ser uma alternativa para salvar a economia da cidade, que desmoronou na década de 1990, depois de as lavouras terem sido dizimadas pela praga conhecida como vassoura-de-bruxa.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
BN na Tela

Confira os destaques desta terça-feira (19)
O dia começou com duas operações da Polícia Federal. A primeira foi a 60ª fase da Operação Lava Jato, “Ad Infinitum”, que teve como alvo o operador do PSDB, Paulo Preto, e o ex-senador Aloysio Nunes. A outra ação teve como foco suspeitas de desvios de contratos de convênios do Sistema S. O presidente da CNI, Robson Braga, foi preso, junto com o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Riccardo Essinger. E a divulgação de áudios gravados pelo ex-ministro Gustavo Bebianno desmentem o presidente Jair Bolsonaro e o filho dele, Carlos Bolsonaro. Em Salvador, a Zona Azul digital vai permitir renovação à distância e o agendamento de vagas. O último destaque vai para o lançamento do Museu do Esporte Clube Bahia, em comemoração aos 30 anos do título brasileiro de 1988.
Buscar
Enquete
Artigos
70 Anos de Gandhy!
A ideia base era inteirar e integrar amigos, companheiros de trabalho e andanças pelas freguesias da cidade. A herança cultural estava presente, bem como a capacidade de criação e aproveitamento de oportunidades. A antiga capital do país completava 400 anos de fundada, e a escravidão havia apenas 61 anos legalmente extinta.