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Apesar de discutir nova rodoviária, governo não sabe o que fará com a antiga

Por Bruno Luiz

Apesar de discutir nova rodoviária, governo não sabe o que fará com a antiga
Audiência pública debateu esta semana nova rodoviária | Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Mesmo em vias de lançar a licitação para construção da nova rodoviária de Salvador, cuja previsão de término das obras é para 2022, o governo do Estado ainda não sabe qual destino dará ao terreno que abriga a atual rodoviária, localizada na na região do antigo Iguatemi. O Bahia Notícias procurou o governo estadual para saber o que se pretende fazer com este local, atualmente próximo ao centro financeiro da capital baiana e também integrado à estação Rodoviária do metrô. Em nota, a Secretaria de Comunicação do governo (Secom) informou que a destinação do terreno ainda está em análise. “O Governo do Estado está estudando as alternativas possíveis para a área da atual rodoviária, levando em consideração os aspectos econômicos e estruturantes do equipamento, que está inserido em uma das principais áreas de Salvador, num importante centro de negócios e integrado ao metrô”, respondeu a Secom. A reportagem chegou a buscar também a Secretaria da Casa Civil, que atualmente cuida de todo o processo para lançamento do edital da nova rodoviária, que será construída em Águas Claras. A assessoria informou o assunto está sendo tratado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). O BN também entrou em contato com a pasta e foi informado de que a secretaria cuidaria apenas de entregar o terreno à Secretaria de Administração (Saeb), quando a atual rodoviária for desativada. Portanto, o projeto para o antigo terminal não seria competência da Seinfra. Já a Saeb informou que não tem em mãos nenhum processo sobre a atual rodoviária. Com investimentos de R$ 120 milhões, a nova rodoviária será construída às margens do viaduto de Águas Claras, próximo à BR-324, sendo integrado ao tramo 3 da linha 1 do metrô, na estação Águas Claras, e a um terminal urbano de ônibus. O objetivo é fazer do terminal uma grande estação de integração, sendo a maior do Norte-Nordeste. A previsão é que a nova rodoviária  esteja nos moldes de conforto de terminais aeroviários. A licitação para as obras no local será lançada nos próximos 30 dias. A partir daí, serão mais 30 dias para escolha da empresa vencedora. O novo equipamento passará a ser administrado pela empresa ganhadora da concorrência pública que, após assumir o terminal, deverá ainda operar e explorar comercialmente suas áreas e serviços. Após o início da operação comercial da nova rodoviária, estima-se que o terminal receba 39 mil passageiros por dia.