VEJA QUEM É QUEM NO CONSELHO DE ÉTICA
Epitácio Cafeteira (PTB-MA) – relator do processo. Defendeu Renan sem pestanejar. Mostrou-se inflexível e não aceitou nehuma sugestão feita pelos demais integrantes do Conselho. “Não mudo uma vírgula no meu relatório”, disse.
Sibá Machado (PT-AC) – presidente do Conselho, deixou que todos falassem e brigassem entre si. Acabou por decidir em favor de Renan.
Renan Calheiros (PMDB-AL) – presidente do Senado e representado no Conselho, não apareceu na sessão, mas atuou de fora para facilitar sua vida.
Romero Jucá (PMDB-RR) – líder do governo no Senado, atuou como principal defensor de Renan Calheiros. Tentou acelerar ao máximo a votação do arquivamento da ação no Conselho de Ética. Tratou de derrubar a proposta de ouvir o advogado da jornalista Mônica Veloso, Pedro Calmon, e do lobista da construtora Mendes Júnior, Cláudio Gontijo. Fez a defesa explícita do colega Renan.
Demóstenes Torres (DEM-GO) – desde ontem, dizia que não concordaria com o arquivamento sumário da representação sem que se ouvissem os envolvidos – a jornalista Mônica Veloso, que tem uma filha com Renan, e o lobista da construtora Mendes Júnior, Cláudio Gontijo.