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Aeroporto de Salvador é o pior do Brasil, aponta pesquisa do Ministério dos Transportes

Aeroporto de Salvador é o pior do Brasil, aponta pesquisa do Ministério dos Transportes
Foto: Divulgação
O aeroporto de Salvador foi classificado como o pior do Brasil em uma pesquisa do Ministério dos Transportes. O estudo de satisfação foi feito ouvindo usuários durante o quarto trimestre de 2016 e fez uma análise qualitativa de 15 aeroportos do país. Em uma escala de 1 a 5, Salvador obteve média de 3,77 pontos, vencendo Cuiabá (MT), dona do ingrato título na pesquisa anterior. Os dois foram os únicos aeroportos com nota inferior a quatro. Os usuários ainda escolheram o Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba (PR), como o melhor do Brasil. O terminal obteve uma nota de 4,72. De acordo com a pasta, a pesquisa ouviu 14.085 passageiros, sendo 9.037 de voos domésticos e 5.048 de voos internacionais. Os participantes do levantamento atribuíram notas de 1 a 5 para 37 itens como: serviços e estruturas oferecidas, limpeza dos banheiros e até o tempo para a devolução das bagagens. As notas mais baixas foram atribuídas aos quesitos: custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes, que continuam como a pior reclamação geral, com nota de 2,85, seguido dos custos benefícios de produtos comerciais (2,94) e estacionamento (2,94). Entre os pontos bem avaliados os destaques foram o tempo de fila no check-in de autoatendimento, que recebeu nota 4,60, e tempo de fila na emigração, com nota 4,57. No ano passado, o aeroporto de Salvador havia ficado em penúltimo lugar entre os aeroportos avalia. A pesquisa ainda mediu a satisfação dos passageiros com os serviços oferecidos pelas companhias aéreas. A Azul foi a melhor qualificada, com tempo médio de espera na fila do check-in: seis minutos e 13 segundos. Em segundo lugar ficou a GOL, com 10 minutos e 18 segundos, seguidas da Latam de 10 minutos e 23 segundos e, da Avianca, 12 minutos e 30 segundos. Já no item de devolução da bagagem, o topo do ranking foi ocupado pela Gol, com tempo de nove minutos de espera, seguidas de Latam, com 10 minutos e sete segundos, pela Azul, com 11 minutos e dois segundos, e pela Avianca, com tempo de 12 minutos e 33 segundos.