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Após 17 meses, governo faz novo contrato com Petrobras para implantar o Anel Viário de Candeias

Por Sandro Freitas

Após 17 meses, governo faz novo contrato com Petrobras para implantar o Anel Viário de Candeias
Foto: Divulgação/ Seinfra
O contrato assinado pelo governador Jaques Wagner (PT) com a Petrobras, em agosto de 2012, para implantação do Anel Viário de Candeias, na Grande Salvador, não rendeu os frutos esperados e prometidos. Ou seja, em um ano e cinco meses a obra jamais saiu do papel. Nesta segunda-feira (13), a novela que envolve a construção do empreendimento de 12 quilômetros, para ligar as BAs 522 e 523 à BR-324, ganhou mais um capítulo, com a assinatura de um novo acordo entre Estado e a petrolífera. Em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, explicou que a retirada dos moradores do trecho por onde vai passar o equipamento causou o atraso de 17 meses na obra do Anel Viário, o que foi avisado pelo Sindicato dos Petroleiros e pela gestão municipal de Candeias. “O Anel Viário agora é mais abrangente e o valor é outro. Tinha um problema de indenização e não andou porque parte [do terreno a ser desapropriado] é da Petrobras, mas tem muitos outros proprietários particulares. Vamos começar com a parte da Petrobras, que é mais fácil, e seguir com a desapropriação para que não tenha atraso”, explicou Pontes. O primeiro projeto tinha orçamento de R$ 19,5 milhões e o novo tem custo total de R$ R$ 23,6 milhões, sendo R$ 1 milhão do Estado e o restante da Petrobras. A Secretaria Estadual de Infraestrutura também vai gastar mais R$ 5 milhões com as desapropriações.


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O convênio assinado nesta segunda, entre o vice-governador e titular da Seinfra, Otto Alencar, o diretor do Derba e representantes da Petrobras, estima o início da intervenção até abril e a conclusão no primeiro semestre do ano que vem. Para evitar novos atrasos ou a paralisação – mais uma vez – do projeto, que já teve a licença ambiental concedida, o responsável por tocar os trabalhos foi alterado. “O outro [contrato] ia ser executado pela Petrobras, esse vai ser pelo Derba, com recurso de Petrobras”, pontuou Saulo Pontes. Com previsão de receber 780 veículos por dia – principalmente carretas – o Anel Viário vai “retirar o fluxo de caminhões pesados do perímetro urbano de Candeias”, segundo o titular do Derba. A estrada também deve beneficiar 175 mil moradores de quatro cidades: Candeias, Madre Deus, Mataripe e São Francisco do Conde.