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Marqueteiros prometem campanha ‘propositiva’ em rádio e TV, mas críticas a JH apimentarão horário eleitoral

Por Evilásio Júnior

Marqueteiros prometem campanha ‘propositiva’ em rádio e TV, mas críticas a JH apimentarão horário eleitoral
Fotos: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias
Os candidatos a prefeito de Salvador começarão esta semana a fase considerada por muitos como a mais importante na campanha: a exibição no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Como nesta terça-feira (21) os programas são dedicados aos aspirantes a vereador, a partir de quarta (22) será dada a largada ao desfile dos prefeituráveis, que prometem, em sua maioria, usar o tempo de maneira “propositiva”.

De acordo com Pascoal Gomes, que cuida do marketing de ACM Neto (DEM), a partir de agora, haverá mudança na estratégia. “Muda sim. Esta é a reta final da campanha. O rádio e a televisão são fundamentais porque têm grande alcance e podem potencializar a mensagem”, salientou o marqueteiro, ao prometer promover a interação do democrata com a população e priorizar a veiculação de propostas, em vez de ataques aos adversários. “O nosso objetivo é discutir os problemas de Salvador e apresentar soluções. ACM Neto conhece toda a cidade e seus problemas, acho que esse é um fator decisivo: vamos tentar traduzir este olhar do candidato para os programas”, complementou Gomes.

O candidato Rogério Da Luz (PRTB), por sua vez, fará “das tripas coração” para tornar os seus poucos segundos em um espaço criativo. Ele mesmo promete fazer uma espécie de programa popular, em que as críticas à atual gestão da prefeitura e aos seus oponentes devem ser predominantes. “Vou dar uma de Datena”, avisou.

Fred Maron, que cuida do marketing de Márcio Marinho (PRB), diz que a meta é mostrar o candidato “como ele é”. “Vamos apresentar as propostas de maneira muito clara ao povo. Isso é mais importante, até pelo fato de ele ter sentindo na pele todos os problemas que os soteropolitanos enfrentam hoje e entende melhor as questões. Assim como a maioria da população, Marinho teve problemas com alimentação, educação e transportes”, listou, ao assegurar que o debate sobre o metrô, em construção há 12 anos, não será esquecido em suas inserções. Para Maron, apesar do escasso tempo disponível no horário eleitoral, o diferencial do candidato é o fato de ele representar um novo viável, que tem a cara do povo. “Ele vai falar de uma Salvador igual. O foco será no povo trabalhador. Vai ser Marinho cuidando do social e mostrando como os projetos podem ser feitos. Cada segundo é importante. Eu tenho 2 minutos e 1 segundo e não abro mão do 1 segundo. Agora, se o tempo fosse a única coisa importante, devia parar a eleição, porque aí Pelegrino já teria ganhado. Tem que ver que também acontece o oposto: muito tempo pode jogar contra o candidato”, avaliou Maron.

A assessora de comunicação de Mário Kertész (PMDB), Camila Cintra, em nome da equipe de marketing, pontuou que as inserções “são um ponto fortíssimo da campanha” do peemedebista, que é radialista e foi por muito tempo apresentador de TV, e que a equipe “estrategicamente, já tinha isso como diferencial”. Segundo ela, será explorada não só a experiência, mas a “visão de cidade” do ex-prefeito, bem como as “suas propostas para reerguer Salvador”. Além disso, as críticas ao atual alcaide, João Henrique (PP), serão lançadas. “A administração atual é criticada naturalmente. É inevitável mostrar a realidade da cidade e o que Mário propõe para melhorá-la. Dentro da realidade, de maneira bem sincera, ele falará o que tem falado desde o começo da campanha: o que vai fazer, o que tentará fazer e o que é inviável, respeitando o eleitor, sempre”, definiu Camila.

Já Sidônio Palmeira, marqueteiro responsável pela campanha de Nelson Pelegrino (PT), revelou que o foco será, além de patentear a parceria que o petista tem com os governos federal e estadual, mostrar o seu perfil de administrador. “A campanha tem um hiato entre a convenção e o horário eleitoral, em que a maioria vai poder conhecer as propostas e os próprios candidatos. Pelegrino vai para o rádio e a TV no sentido de apresentar propostas diante da situação que a cidade tem hoje. Vamos mostrar que é importante ter um gestor como Nelson, que tem uma história com a cidade de mais de 30 anos, com várias lutas sociais travadas”, salientou Palmeira, ao admitir que, embora a estratégia seja “propositiva”, haverá espaço para rebater eventuais críticas que sejam direcionadas a ele. O representante de Hamilton Assis (PSOL), Carlos Alberto, o “Carlão”, foi o único a não atender ao Bahia Notícias.

A partir de quarta, cada candidato terá direito a quatro inserções, três vezes por semana: duas no rádio – entre 7h e 7h30 e entre 12h e 12h30 – e duas na TV – entre 13h e 13h30 e entre 20h30 às 21h – até o dia 4 de outubro. O tempo das coligações ficou distribuído da seguinte forma: a chapa “Todos Juntos por Salvador” (Pelegrino) terá 13 minutos e 54 segundos; “É Hora de Defender Salvador” (ACM Neto), 5min24s; “Salvador tem Jeito” (Kertész), 5min8s; “Salvador Encontra seu Caminho” (Marinho), 2min1s; “Frente Capital da Resistência” (Hamilton), 1min47s; e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (Da Luz), 1min44s.