MP denuncia cinco PMs por morte de homem em emboscada em Brumado
Por Redação
O Ministério Público da Bahia (MPBA) denunciou cinco policiais militares pela morte de um homem em Brumado, no Sudoeste da Bahia. Os agentes são acusados de homicídio qualificado, cárcere privado e fraude processual.
Segundo nota do MP-BA desta sexta-feira (9), a vítima teria sido atraída para uma emboscada por meio de um perfil falso no Facebook, criado com o nome “Viviane Santos”, para simular um encontro amoroso. Conforme a denúncia, Uanderson chegou desarmado ao local e foi atingido por disparos.
O laudo de necropsia apontou 11 projéteis de arma de fogo. O homicídio ocorreu no dia 12 de abril de 2019 e teve como vítima Uanderson Novaes Ventura. A acusação também sustenta que dois jovens que estavam nas proximidades foram mantidos sob vigilância armada e ameaçados para não relatar o que presenciaram.
PMs
Após o homicídio, os policiais teriam alterado a cena para simular um confronto armado. Os denunciados são Milton Ferraz de Andrade Júnior, Wendel Leão Ribeiro, Wandenberg Santos Marques, Cristiano dos Santos Moreira e Elton Silva Queiroz.
O MP-BA apresentou duas denúncias: uma à Vara do Tribunal do Júri de Brumado, pelo homicídio, e outra à Justiça Militar, pelos supostos crimes de cárcere privado e fraude processual. O órgão também pediu a condenação dos acusados, a perda dos cargos públicos e a reparação dos danos aos familiares da vítima.
Entre as medidas cautelares solicitadas estão a prisão preventiva de Milton Ferraz de Andrade Júnior, que já está preso de forma preventiva em outro processo, e a proibição de contato dos demais denunciados com familiares e testemunhas.
