Consumo de água mineral na Câmara de Santaluz ultrapassa 340 litros por dia e gera questionamentos
Por Redação
Dados sobre o consumo de água mineral na Câmara Municipal de Santaluz, na região sisaleira, têm gerado questionamentos sobre a gestão de recursos públicos.
De acordo com informações do Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o Legislativo municipal estaria consumindo, em média, mais de 17 galões de 20 litros por dia, o que representa um volume superior a 340 litros diários.
Considerando o valor unitário de R$ 12 por galão, a despesa diária com água mineral é estimada em cerca de R$ 204. Os dados, levantados no Portal da Transparência, chamam a atenção ao ser comparado à rotina de funcionamento da Câmara.
As sessões legislativas ocorrem uma vez por semana e, conforme observado em diversos municípios, costumam ter público reduzido. Já o expediente administrativo ocorre no turno da manhã, de segunda a sexta-feira.
Em termos comparativos, o consumo diário registrado supera o de muitas residências, ainda que se trate de água mineral destinada ao consumo direto. Em estruturas administrativas de pequeno porte, a tendência é de menor utilização, especialmente sem grande circulação de público.
Outro ponto levantado se refere à ausência de detalhamento público sobre o consumo. Até esta quinta-feira (23), não havia divulgação de informações como controle de distribuição dos galões, relatórios detalhados de consumo ou justificativas administrativas para os números apresentados.
O site informou que não conseguiu contato com o setor responsável pela aquisição do produto até o fechamento da nota, mas mantém espaço aberto para manifestação oficial sobre o assunto.
