Incidência de chuvas começa a recuperar aguadas na zona rural de Brumado
Por Redação
Após um longo período de estiagem, o município de Brumado registrou fortes chuvas nos últimos dias, com impactos distintos entre a sede e comunidades da zona rural.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o diretor municipal de Recursos Hídricos, Simão Dutra, informou que, na área urbana, as precipitações ocorreram de forma regular. Já em localidades rurais, o volume de chuva foi mais elevado e causou transtornos à população.
Na Vila Presidente Vargas, por exemplo, o índice pluviométrico chegou a cerca de 150 milímetros na madrugada deste domingo (4). De acordo com Dutra, nove residências foram alagadas e uma família precisou ser desalojada por risco de desabamento. “A prefeitura está dando toda assistência a essa família. Já fizemos as visitas necessárias e o entulho está sendo retirado do local por máquinas contratadas pelo poder público”, afirmou.
Já na comunidade rural de Lagoa do Facão, a aguada que havia passado por requalificação voltou a ficar cheia após a chuva, que alcançou 137 milímetros. Também houve registros significativos de precipitação na Lagoa do Mourão, no distrito de Itaquaraí, e na localidade do Mucambo.
Ainda conforme o o diretor, ocorreram alagamentos em pontos considerados críticos na zona urbana, como as avenidas Centenário e Coronel Santos. Os volumes variaram conforme os bairros, com 75 milímetros registrados no Santa Tereza e 80 milímetros no Centro.
De forma geral, Simão Dutra destacou que a chuva foi mal distribuída no município e informou que a previsão indica a continuidade do período chuvoso nos próximos dias.
