UFSB abre inscrições de processo seletivo para 1.243 vagas em cursos de graduação para o período 2026.1
Por Redação
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) anunciou a abertura do seu processo seletivo para o primeiro período letivo de 2026. Segundo o Edital n.º 40/2025, a instituição oferece 1.243 vagas em cursos de graduação, abrangendo graus de bacharelado, licenciatura e tecnológico.
Vale explicar que essas vagas são fora do SISU, a universidade conta com um processo de seleção próprio, as inscrições começam nesta segunda-feira (05). A mesma universidade oferta pelo Sistema de Seleção Unificada mais 2 mil vagas.
As vagas estão distribuídas em diversas unidades e colégios universitários nos municípios de: Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Coaraci, Eunápolis, Nova Viçosa, Ibicaraí, Medeiros Neto e Santa Cruz Cabrália.
QUEM PODE PARTICIPAR?
O processo seletivo é inclusivo e permite a inscrição de candidatos em três categorias principais:
-
ENEM: Para quem deseja utilizar o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio de qualquer edição entre os últimos dez anos.
-
Egressos do Ensino Médio: Categoria destinada ao preenchimento de vagas residuais (que não forem ocupadas via ENEM).
-
ENCCEJA: Destinado a quem concluiu o Ensino Médio por meio do exame, também para concorrência em vagas residuais.
O processo de inscrição será realizado exclusivamente via internet. Os interessados devem ficar atentos até o prazo do próximo domingo, 11 de janeiro. Somente será possível se inscrever por meio do formulário oficial de inscrição disponível no portal da UFSB.
A lista de cursos disponíveis é extensa, com destaque para as áreas de Engenharia, Artes e os ciclos Interdisciplinares. Entre as opções oferecidas estão:
-
Engenharias: Civil, Sanitária, Florestal, Agrícola e Ambiental.
-
Comunicação e Artes: Jornalismo, Mídias Digitais, Produção Cultural e Artes do Corpo em Cena.
-
Ciências e Humanidades: Antropologia, Oceanologia, Gestão Pública, História e diversos cursos Interdisciplinares.
-
Tecnólogo: Destaque para o curso de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate.
