Três pacientes são transferidos para Salvador após suspeita de intoxicação por metanol no interior baiano
Por Francis Juliano
Três das sete pessoas internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal, no Agreste baiano, foram reguladas para um hospital em Salvador nesta terça-feira (30). A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quarta-feira (31).
De acordo com a assessoria da pasta, os pacientes, duas mulheres e um homem, foram encaminhados para o Instituto Couto Maia, unidade de referência em doenças infectocontagiosas, localizada no bairro de Cajazeiras, na capital baiana. O órgão informou que segue na apuração do caso para confirmar ou não a suspeita de intoxicação por metanol.
Além dos três pacientes transferidos para Salvador, os outros quatro pacientes permanecem internados no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal.

Foto: Reprodução / Portal Alerta
Os casos ocorreram após uma comemoração de noivado realizada na noite do último domingo (28). Durante o evento, os convidados consumiram um coquetel preparado com vodka adquirida em um depósito de bebidas da cidade.
Seis pessoas apresentaram sintomas mais intensos após ingerirem a bebida, sendo cinco mulheres e um homem, com idades entre 30 e 48 anos, todos moradores do município. Ainda conforme relato de familiares, um outro homem, também identificado como Vinícius, comprou bebida alcoólica no mesmo estabelecimento no dia anterior ao evento e não participou do noivado. Ele foi a primeira pessoa a apresentar mal-estar.
Conforme o g1, a Polícia Civil informou, por meio de nota, que investiga o caso como suspeita de contaminação. As vítimas apresentaram sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva.
Garrafas foram apreendidas no estabelecimento comercial que vendeu as bebidas e encaminhadas para perícia. Um inquérito foi instaurado para apurar possíveis responsabilidades.
