Polícia prende suspeitos de homicídios na Operação Cavalo de Tróia em Jequié
Por Redação
Uma ofensiva da Polícia Civil da Bahia contra a criminalidade organizada resultou na prisão de três adultos e na apreensão de um adolescente na manhã desta sexta-feira (19) em Jequié, no sudoeste baiano. A Operação Cavalo de Tróia foi deflagrada com o objetivo de desarticular grupos envolvidos em homicídios recentes e no tráfico de entorpecentes no município.
Ao todo, as equipes cumpriram 11 ordens judiciais, sendo sete mandados de busca e apreensão domiciliar. Durante as incursões em imóveis situados em áreas estratégicas, como a Baixa do Bonfim, os agentes apreenderam porções de crack, cocaína e maconha, além de balanças de precisão e diversos aparelhos celulares que serão submetidos à perícia.
O foco central da operação foi colher provas e prender os responsáveis por assassinatos que chocaram o bairro Mandacaru no segundo semestre de 2025. Segundo as investigações conduzidas pelo Núcleo de Homicídios de Jequié, o grupo é suspeito de envolvimento direto nas mortes de:
- Maycon Pinto Mendes Santana (17 anos): assassinado a tiros em junho.
- Samuel dos Santos Souza (17 anos): morto por disparos de arma de fogo no dia 8 de outubro, na Rua Manoel Rodrigues.
Um adolescente foi apreendido durante a operação é apontado pelas investigações como partícipe nesses homicídios. A custódia do menor seguiu estritamente os protocolos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os suspeitos adultos foram presos foram apresentados à unidade policial, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário. Já o adolescente foi encaminhado para a aplicação das medidas socioeducativas previstas em lei.
