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Com 2 anos de Tarifa Zero, Mata de São João vê aumento em circulação de usuários

Por Francis Juliano

Com 2 anos de Tarifa Zero, Mata de São João vê aumento em circulação de usuários
Foto: Reprodução / Prefeitura de Mata de São João

A implantação da Tarifa Zero no transporte público de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem gerado impactos positivos na mobilidade urbana, seja no acesso a serviços, seja no comércio local. A informação foi passada ao Bahia Notícias pela secretária municipal de governo, Sâmela Arine, que encampou a ideia quando estava na pasta de Obras e Serviços no final de 2023.

 

Segundo ela, o primeiro passo foi avaliar a viabilidade da medida, e a decisão veio após análises técnicas e visitas a municípios que já adotavam o modelo, como uma experiência no interior de Minas Gerais.

 

“Solicitamos ao engenheiro agrimensor um estudo para reorganizar o transporte urbano. A configuração da cidade permitiu criar rotas eficientes e alcançar comunidades que antes tinham acesso restrito”, afirmou Sâmela ao BN.

 

Depois foram realizadas reuniões com motoristas que atuavam há décadas no município. Um período de teste de 90 dias confirmou o que a prefeitura já esperava, ou seja, a demanda seria muito maior que o previsto. Sâmela Arine conta que na zona rural, a adesão foi imediata.

 

Moradores que antes só iam à cidade uma vez por mês passaram a circular com mais regularidade. Também houve queda nas faltas de pacientes em consultas e exames, o que incluiu idas à policlínica local.

 

A secretária diz que na sede uma das linhas mais utilizadas percorre a cidade do bairro Sempre Verde até o Monte Líbano, já no limite com Pojuca, na mesma região, operando seis vezes ao dia em ambos os sentidos. Não há o serviço aos domingos. Trabalhadores do comércio, servidores públicos e moradores adotaram rapidamente o serviço.

 

Já implantada, a operação começou pela sede, ainda em dezembro de 2023, e logo alcançou adesão da maioria. Com o aumento da demanda, foi preciso expandir em oito horários logo nas primeiras semanas. Linhas antes sobrecarregadas, sobretudo usadas por idosos e pessoas que dependiam de serviços públicos, passaram a oferecer acesso facilitado ao centro após a gratuidade.

 

No município, a Tarifa Zero passou a incluir a zona rural, que antes dependia de transporte privado com horários limitados. Ainda conforme a secretária, a frota é de responsabilidade das empresas credenciadas, o que inclui veículos e combustível.

 

A prefeitura exige apenas catracas para controle e câmeras de monitoramento. Com o contrato atual próximo do fim, uma nova licitação deve permitir a renovação da frota no início do próximo ano.

 

Atualmente, o contrato para o transporte público custa por ano R$ 12 milhões à prefeitura. Mata de São João segue como único município, dos 417 da Bahia, a oferecer tarifa zero no transporte público.

 

Em todo país, cerca de 170 municípios já adotaram a Tarifa Zero no transporte público, segundo informações da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Os modelos vão de parcial [horários determinados, alguns dias da semana ou bairros específicos, por exemplo] a total.