Dnit impõe restrições para caminhões pesados durante obras em entorno de ponte de Juazeiro
Por Maurício Leiro / Francis Juliano
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou nesta quinta-feira (30) novas restrições de tráfego sobre a Ponte Presidente Dutra, que liga Juazeiro, na Bahia; a Petrolina, em Pernambuco. A medida ocorre devido às obras da Travessia Urbana de Juazeiro e tem caráter temporário.
No último dia 25 de outubro, a autarquia municipal de trânsito de Juazeiro [AMTT] emitiu nota de proibição de circulação de caminhões a partir de cinco eixos, bem como os do tipo cegonha e pranchão, de trafegar pela área central de Juazeiro e pela Ponte Presidente Dutra.
A medida segue válida em razão das obras do Complexo Viário de Juazeiro, especialmente da demolição da alça da BR-407, informou o Rede GN, parceiro do Bahia Notícias.
Segundo a portaria desta quinta, as restrições afetam sobretudo o tráfego de caminhões pesados, com regras específicas de horário e tipo de veículo autorizado a circular. Já veículos leves, ônibus e caminhões de até 3 eixos (PBT até 26 toneladas) podem trafegar em qualquer horário.
No caso de caminhões de 4 eixos (bitruck, até 36 toneladas), estes estão liberados apenas entre 10h e 16h e das 22h às 6h. Medidas mais restritas ocorrem para caminhões articulados a partir de 4 eixos (até 48,5 toneladas) que só podem trafegar entre 22h e 6h. Os chamados bitrens (7 eixos) só podem circular com as carretas desatreladas.
PROIBIDOS
Ainda de acordo com a portaria, caminhões com 9 eixos, cegonhas e pranchas rebaixadas estão proibidos de circular em qualquer horário, devido às limitações das rampas de acesso da ponte. Nos fins de semana, a partir das 14h de sábado, caminhões articulados com até 48,5 toneladas poderão circular normalmente. Ainda segundo o Dnit, as restrições vão permanecer em vigor até a conclusão das obras, podendo ser reavaliadas a qualquer momento conforme a necessidade técnica da equipe de fiscalização. Em situações excepcionais, transportadores poderão solicitar uma Autorização Especial de Trânsito (AET) ao Dnit, com a obrigação de cumprir os critérios de segurança e horários definidos. O órgão alertou ainda que motoristas que descumprirem as regras estarão sujeitos a multas e penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
