DNIT contrata empresa para projetar contorno viário de 11,1 km na BR-407 em Senhor do Bonfim
Por Mauricio Leiro / Ronne Oliveira
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Bahia (DNIT) formalizou na última sexta-feira (17) a contratação da empresa responsável pela elaboração dos estudos e projetos de engenharia na BR-407, para a implantação do Contorno Viário de Senhor do Bonfim no valor de R$ 876 mil, localizado no centro-norte da Bahia.
O principal objetivo do projeto é desviar o tráfego pesado da rodovia do centro urbano, com um contorno viário que abrange 11,1 quilômetros, ligando o Acesso Norte ao Acesso Sul de Senhor do Bonfim. A BR-407 é uma rota estratégica de 60 km que corta a caatinga baiana, interligando a divisa de Pernambuco e Bahia (Juazeiro) à região de Vitória da Conquista.
A assinatura do Contrato n.º 598/2025 marca o início do planejamento para uma das obras de infraestrutura mais aguardadas na região. O contrato com a empresa Avantec Engenharia LTDA tem um valor detalhado de R$ 876.293,36 sendo regido pela nova Lei de Licitações (Lei Federal n.º 14.133/2021).
A contratação abrange a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia para:
-
Implantação e pavimentação do novo traçado;
-
Adequação da capacidade viária;
-
Melhoria da segurança e eliminação de segmentos atualmente considerados críticos;
-
Inclusão de Obras de Artes Especiais (OAE), como pontes ou viadutos, se necessário.
A vigência do contrato para a elaboração dos projetos é da sexta-feira (17) até 9 de janeiro de 2027. Somente com a conclusão e aprovação dos projetos de engenharia, o DNIT poderá licitar a execução da obra física em uma etapa posterior.