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Prefeitura de Brumado solicita parecer técnico para desvio da linha férrea da Ferrovia Centro-Atlântica

Por Leonardo Almeida / Ronne Oliveira

Imagem de um trecho da linha em Brumado
Foto ilustrativa: Divulgação

A Prefeitura de Brumado, no sudoeste da Bahia, enviou ofícios à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à estatal Infra S.A. solicitando pareceres técnicos sobre a viabilidade de deslocar o traçado da linha férrea da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que corta a área urbana do município.

 

Os documentos, datados de 16 de junho e obtidos com exclusividade pelo Bahia Notícias (BN), mostram que o projeto ainda depende de autorização técnica federal para avançar. A medida faz parte de uma articulação direta do prefeito Fabrício Abrantes (Avante) com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

 

Veja registro do ofício obtido pelo BN:

 

Imagem do e-mail enviado do Gabinete do prefeito | Foto: Reprodução / Bahia Notícias

 

O plano prevê que o novo traçado da ferrovia acompanhe a BR-030, margeando o perímetro urbano e liberando o centro da cidade para novos investimentos e melhorias na mobilidade. Nos ofícios assinados por Abrantes, o gestor alega que o objetivo é “mitigar os impactos urbanos, ambientais e sociais” provocados pelo tráfego de trens de carga — sobretudo de minério — em zonas residenciais e comerciais consolidadas.

 

Além de dois ofícios (N°133/2025 e N°134/2025) enviados para o diretor da ANTT Guilherme Sampaio e André Ludolfo o diretor da Infra S.A, o conjunto de documentos inclui um mapa técnico intitulado “Estudo Desvio da Ferrovia”, identificado oficialmente com o brasão e o endereço da Prefeitura de Brumado. 

 

O material detalha o novo traçado proposto, que contorna o perímetro urbano pela margem da BR-030, e foi anexado aos pedidos enviados a Brasília. Segundo a Secretaria de Planejamento municipal, o redesenho busca compatibilizar o crescimento urbano com a segurança ferroviária e as diretrizes de mobilidade sustentável.

 

Confira abaixo as mudanças vistas de cima em um mapa:

 

Imagem do mapa anexado nos e-mails | Foto: Reprodução / Bahia Notícias

 

O BN também teve acesso a e-mails da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) que confirmam o envio dos documentos no mesmo dia, 16 de junho, com anexos do mapa técnico e dos estudos elaborados pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), concessionária da malha ferroviária que corta o município. As mensagens mostram que o encaminhamento foi coordenado diretamente pelo gabinete do prefeito, com destino à sede da ANTT e à Infra S.A., em Brasília.

 

A iniciativa tem sido discutida pessoalmente pelo prefeito com o governo federal. Em duas ocasiões recentes, Abrantes conversou sobre o projeto com o presidente Lula — a primeira durante a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília, e a segunda durante a inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari

 

O tema também está sob análise da Casa Civil, que deve conduzir as articulações interministeriais junto ao Ministério dos Transportes. O parecer das duas instituições será determinante para definir se o projeto poderá seguir adiante. Até o momento, não há estimativa de custo, cronograma de execução nem previsão de licitação.

 

Caso seja aprovado, o desvio da linha férrea pode se tornar uma das maiores intervenções de infraestrutura urbana do interior baiano nos próximos anos. O BN entrou em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a estatal Infra S.A., mas não obteve retorno sobre os ofícios enviados.