Homem é preso por agiotagem em Campo Formoso; polícia apreende cartões e notas de dívidas
Por Redação
Um homem, de 39 anos, foi preso por prática de agiotagem em Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru. O flagrante ocorreu nesta quarta-feira (15) no povoado de Laje do Raso, zona rural do município. Segundo o delegado Atílio Tércio, coordenador da 19ª Coorpin/Senhor do Bonfim, o homem emprestava dinheiro a juros abusivos, prática conhecida como agiotagem ou usura.
“A legislação brasileira proíbe a cobrança de juros e taxas acima dos limites legais, justamente para proteger os cidadãos de práticas financeiras abusivas”, explicou o delegado.
Com o suspeito, os policiais encontraram diversos cartões bancários, documentos pessoais de outras pessoas e notas promissórias com registros de dívidas. O material apreendido, incluindo cartões, documentos e promissórias, será periciado e devolvido aos verdadeiros proprietários.
Já o suspeito foi autuado em flagrante e segue à disposição da Justiça. Não se sabe se ele foi detido, uma vez que de acordo com a Lei dos Crimes contra a Economia Popular, a prática prevê detenção de seis meses a dois anos como multa.