PM apreende quase 280 aves silvestres em operações na região de Feira
Por Redação
Uma ação da Polícia Militar (PM-BA) apreendeu 277 aves silvestres em Feira de Santana e Santo Estêvão, no Portal do Sertão. Os casos ocorreram entre o sábado (20) e este domingo (21). Nove pessoas foram conduzidas por crime ambiental nas ações realizadas pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa/Pituaçu) em combate ao comércio ilegal de animais.
No sábado, policiais apreenderam 61 aves que eram comercializadas de forma irregular na feira de animais da Praça Lineu Cerqueira da Silva, em Santo Estêvão. Cinco pessoas foram encaminhadas à Central de Flagrantes de Feira de Santana para adoção das medidas cabíveis.
Já no domingo, a ação ocorreu na feira livre da Estação Nova, em Feira de Santana, onde foram resgatadas 216 aves silvestres. Quatro homens foram conduzidos por prática de crime ambiental.
Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), é crime caçar, capturar ou manter em cativeiro animais da fauna silvestre sem autorização, com pena prevista de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
As aves apreendidas, de diversas espécies, foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Pituaçu), onde receberão cuidados veterinários antes de serem reintegradas ao habitat natural.