Associação se reúne com autoridades para discutir segurança, mobilidade e preservação de patrimônio em Praia do Forte
Por Redação
A Associação dos Condomínios e Associação de Moradores de Praia do Forte (ASCAMFORTE), que reúne 60 condomínios da localidade no Litoral Norte baiano, realizou uma reunião para discutir avanços o destino turístico neste sábado (16).
O encontro contou com a presença da secretária de Governo de Mata de São João, Samella Nascimento, da secretária de Obras e Serviços Públicos, Girlane Santos, do secretário de Turismo, Alexandre Rossi, além dos vereadores Ró de Nuca, João do Turismo e Thiago Veloso. Segundo a associação, todos são signatários do Termo de Compromisso com a pauta do destino Praia do Forte.
Na ocasião, foram discutidos pontos como a mobilidade em Praia do Forte, produção de sequência numérica para os empreendimentos, com o objetivo de deixar de ser "Avenida do Farol sem número", e a Lagoa Timenatube.
Foto: Reprodução / Instagram / @ascamforte
Entre os temas listados pela ASCAMFORTE estão:
- Ações do CONSEG/PF e a reafirmação da importância da participação da comunidade na construção de uma Praia do Forte cada vez mais segura.
- Segurança por drone 24h – Após período de testes, chamada pública e processo licitatório, foi oficialmente contratada a empresa que fará o monitoramento aéreo permanente do destino. Um novo passo para segurança para moradores, visitantes e investidores que iniciou na sexta-feira, dia 15/08/25.
- Numeração oficial das unidades imobiliárias – Proposta apresentada pela Vereadora Ró de Nuca, atendendo demanda da ASCAMFORTE, para garantir mais organização e padronização nos empreendimentos comerciais, residenciais e condomínios.
- Acesso diferenciado na alta temporada – Proposta conjunta da ASCAMFORTE e TURISFORTE para que a Prefeitura disponibilize formas exclusivas de entrada para moradores, funcionários, empreendedores e condôminos, evitando filas comuns e assegurando mobilidade à comunidade local.
- Lagoa Timeantube – Solicitação de informações detalhadas sobre as ações de recuperação e preservação deste patrimônio ambiental tão importante para Praia do Forte.
Os tópicos foram discutidos junto aos síndicos presentes, que tiveram espaço para apresentar suas considerações e reivindicações diretamente às autoridades.