Presidente da Câmara de Ruy Barbosa renuncia a cargo em meio a decisões judiciais e polêmicas
Por Ronne Oliveira
Em uma sessão extraordinária o vereador Ney Marques Dias (PSB), que ocupava a presidência da Câmara Municipal de Ruy Barbosa, anunciou sua renúncia ao cargo nesta sexta-feira (08) por volta das 10 horas da manhã. O comunicado oficial foi feito por meio de uma carta de renúncia, que foi lida por um colega no plenário da Casa Legislativa.
“Eu não estou desposto a temer um processo administrativo, como dizem nas ruas que vão me cassar. Esses processos têm que serem lidos aqui, é um processo que [solicita] meu afastamento. Me esquivo mais sem medo de sombra, dúvidas e sequelas. Na minha idade vocês vão perceber que o medo passa longe. Quem tem medo de sombras, não é aqui nessa casa [legislativa] que deve ter”, discursa o vereador.
Ainda na sessão com um discurso solicitando respeito, o vereador pede para que o primeiro secretário de mesa faça a leitura de sua carta de renúncia. “Assino a denúncia do cargo de presidência da mesa do biênio 2025 e 2026. […] A presente decisão decorre por conta de motivo pessoal e se efetivará a partir da leitura desse expediente”, define o documento lido por Tacinho Filho (PSD).
O CLIMA NO LEGISLATIVO
O município de Ruy Barbosa passa por uma situação política incomum no interior baiano, até mesmo com a prefeitura interinamente já ter sido assumida no nome do vereador, desgaste na casa legislativa e agora uma nova data de votação para a questão. Com uma votação bem apertada pela cadeira da presidência.
A saída do vereador com dez mandatos na cidade, ocorre em um momento de diversas controvérsias e investigações envolvendo sua gestão e conduta. O próprio Ney Dias publicou um vídeo em suas redes sociais que ascendeu uma polêmica, ela conta que coletou depoimentos de pessoas que afirmaram morar no terreno cedido por ele, sobrevivendo da agricultura familiar.
Recentemente, a Justiça anulou atos do então Ney Dias que haviam exonerado assessores parlamentares ligados aos gabinetes dos vereadores. Diante da decisão judicial, Ney foi obrigado a publicar novas portarias, renomeando os assessores de níveis médio e superior.
Em seu último discurso como presidente na sessão extraordinária, o agora ex-presidente da câmara deseja que seja marcada uma nova votação, com uma reorganização de chapa, para a próxima segunda-feira (10). A renúncia abre caminho para a escolha de um novo presidente para a Câmara.
Uma nova sessão será ainda será confirmada para definir quem assumirá o posto, relembre os 11 eleitos na casa por partido:
- PSD: Tacinho Filho, Raimundo Costa (Nunui), Bernardino Neto, Robério Nascimento (Dr. Roberio) e Jumar Adorno;
- PSB: Ney Dias (ex-presidente), Marcos Oliveira (Marcos do Caminhão), Carlos Gomes (De Celeste), Cesar Santos e Geovan Santos (Lulu);
- MDB: Eridan Dourado.