Ex-prefeito faz convocação para queima de espadas em cidade do Recôncavo; prática é proibida pela Justiça
Por Redação
O ex-prefeito de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, Ito de Bêga, chamou moradores para participar de um evento de queima de espadas. A prática, entretanto, passou a ser proibida na Bahia a partir de 2011.
Em um vídeo, Ito de Bêga declarou que o evento, marcado para o domingo (29) em uma arena da cidade, será “a maior queima de espadas de todos os tempos”.
No post, o ex-gestor agradece à atual prefeita, Renata Barros (PSD), que, segundo ele, apoia a iniciativa. “Agradecer a nossa prefeita Renata, que nos permitiu promover, mais uma vez, esse evento para respeitar a cultura”, disse.
A queima de espadas é considerada crime, e a lei em vigor proíbe a fabricação, posse e utilização do artefato, com penas que podem chegar a seis anos de prisão. Ao G1, Ito de Bêga reconheceu que a prática está proibida por decisão judicial, mas argumentou que a iniciativa busca preservar a tradição cultural e prevenir acidentes.
Até o momento, a prefeita Renata Barros nem o Ministério Público da Bahia (MP-BA) se manifestaram sobre o caso. A Polícia Militar também não informou se irá reforçar a fiscalização no município durante o evento.