Escritor baiano João Ubaldo Ribeiro é homenageado na Feira Literária Internacional em Canudos
Por Redação
A 5ª edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) homenageará o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. O evento acontecerá entre os dias 23 e 26 de outubro, com o tema “O Sertão Vai Virar Arte: Viva o Povo Brasileiro, Literatura e Tradições Populares — Viva Canudos!” em Canudos.
João Ubaldo Ribeiro, baiano de Itaparica, legou à literatura brasileira uma obra rica e diversificada, marcada por uma profunda conexão com sua terra natal. Formado em Direito pela UFBA, o autor encontrou na escrita sua verdadeira paixão, retratando com maestria a cultura e a realidade baiana em romances como “Sargento Getúlio” e “Viva o Povo Brasileiro”.
O foco desta V Flican nas histórias e tradições que moldaram a história de Canudos e do Brasil, com uma programação rica em arte, literatura e cultura popular.
“Mais uma vez, esse grande encontro literário reafirma o papel de Canudos como berço cultural, oferecendo uma oportunidade para que o sertão continue a se expressar por meio da arte e da palavra”, destaca o curador da Flican, professor Luiz Paulo Neiva.
A programação acontece no Campus Avançado de Canudos e em pontos históricos da cidade, como o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC).
Além de mesas de debates com autores, a programação da Flican conta com a realização de oficinas de arte, apresentações de atrações musicais, mostra de filmes, exposições e encenações de peças teatrais.
A 5ª Feira Literária Internacional de Canudos é uma realização da UNEB, com o apoio do Governo da Bahia, da Prefeitura de Canudos e de outras instituições culturais. A programação acontecerá em diversos locais da cidade, incluindo o campus da UNEB e pontos históricos como o Parque Estadual de Canudos.