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Projeto reúne 100 estudantes do ensino público em acampamento educativo para discutir a Independência do Brasil

Por Redação

Foto: Reprodução / "Era Uma Vez...Brasil"

Cem alunos das redes municipais de ensino de Salvador e Mata de São João participação de um acampamento educativo imersivo, parte da etapa ‘Campus’ do projeto “Era Uma Vez...Brasil”, entre os dias 26 de junho e 2 de julho.

 

O projeto conta uma História diferente para estudantes de escolas públicas da Bahia e de outros três estados brasileiros, exaltando personagens como Maria Felipa, Maria Quitéria, a Cabocla e o Caboclo, fundamentais para a independência da Bahia, dentre tantos outros nomes não celebrados da independência do país.

 

Em novembro, 120 estudantes e professores brasileiros farão um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.

 

Os alunos participarão, nesta semana, de oficinas de audiovisual, nas áreas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras no Quilombo do Quingoma, em Lauro de Freitas, e de vivências indígenas na Aldeia Portal Tupinambá, próxima à localidade de Massarandupió, em Entre Rios.

 

O projeto “Era Uma Vez...Brasil” chega a sua sétima edição em 2023 e é voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino. Está sendo trabalhado o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”. São desenvolvidas atividades de arte-educação durante todo o ano letivo das escolas municipais, atingindo alunos e professores.

 

“Acabamos de completar 200 anos de independência e, motivados também por isso, queremos sair da imagem engessada que todos têm desse momento, de Dom Pedro I, homem heroico, que em cima de um cavalo branco levanta uma espada e proclama a independência. Buscaremos lançar luzes às pessoas e narrativas negligenciadas pela historiografia cristalizada sobre o tema. Destacar a história de mulheres e homens, negros e indígenas, que lutaram pela emancipação do Brasil nas mais variadas regiões do país, e que não tiveram o devido reconhecimento”, explicou Mayara Santos, curadora do projeto, sobre a nova proposta pedagógica do projeto.

 

Nessa segunda etapa do projeto, o resultado dos setes dias de imersão pelo “Campus de arte-educação” é a produção de curtas-metragens inspirados pela temática do projeto. Os filmes são totalmente roteirizados, produzidos, filmados e interpretados pelos cem alunos que participam. O material é resultado das oficinas de audiovisual e de todo o processo absorvido nesta e na etapa anterior do projeto, a “Fatos Históricos”, desenvolvida de março a junho.

 

Os nomes que viajarão para Portugal, em novembro, na próxima etapa do evento, terá a produção dessas curta-metragens e o desempenho individual de cada adolescente como critérios de seleção. Os nomes serão divulgados em agosto, durante um evento em Salvador.

 

A iniciativa alcançou, na Bahia, 1.341 alunos inscritos e mobilizou 88 professores de História de 73 escolas das cidades de Salvador, Mata de São João e Jacobina, que também participa do projeto.

 

Neste ano, o projeto cresceu e chegou também ao Ceará. Com isso, passou a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades brasileiras. Ao todo, foram mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país. Além de Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia, o “Era Uma Vez.. Brasil” acontece em Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.

 

“Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade, pluralidade, multiplicidade e trabalhando conceitos importantíssimos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo em todas as etapas do projeto”, destacou Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do “Era Uma Vez…Brasil”.

 

Foram beneficiados nos últimos seis anos mais de 13 mil adolescentes de 434 escolas públicas localizadas em 29 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A iniciativa tem o patrocínio das empresas Grupo Rodonaves e Hiperideal, além de importantes apoios das Secretarias Municipais de Educação de Mata do São João e Salvador. Na capital baiana, o “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Em Mata de São João, o projeto tem patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.