Irmão de Moraes lamenta falta de comunicação e política "mesquinha" em cancelamento de homenagem a artista
Por Redação
Irmão de Moraes Moreira, o cordelista José Walter Pires contestou a fala da prefeitura de Ituaçu, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, no caso que resultou no cancelamento da homenagem ao baiano ilustre no São João da cidade (ver mais aqui). Pires declarou que houve falta de comunicação entre prefeitura e familiares de Moraes Moreira.
Ao Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, José Walter, que também é professor, declarou que a situação ficou muito desagradável e que tentou interferir no imbróglio, mas não conseguiu devido ao disse-me-disse e a questões mesquinhas da política local.
A polêmica teria sido originada depois que uma procuradora - que representa os herdeiros de Moraes, Davi e Ciça - pediu uma proposta à prefeitura em relação aos direitos autorais. “Já estava tudo pronto para a ornamentação quando a procuradora deles comunicou ao prefeito a necessidade de uma proposta para os direitos autorais. O prefeito argumentou que não tinha dinheiro para esse fim, resolvendo abortar a homenagem que seria prestada”, disse José Walter Pires.
O cancelamento ainda ganhou conotação política, fato também criticado pelo irmão de Moraes. "A cidade ficou decepcionada e resultou em consequências desagradáveis, com conotações políticas mesquinhas e aos costumes da terra. Tentei interferir, mas, igualmente, não consegui êxito, embora fosse inteiramente favorável à realização da homenagem. Foi isso que aconteceu, mas com a extensão das consequências e dos disse-me-disse”, lamentou o docente.
FILHO DE MORAES SE PRONUNCIA
Diante da polêmica, um dos herdeiros de Moraes Moreira, o músico Davi Moraes também lamentou o ocorrido e disse que os familiares foram surpreendidos com o anúncio da homenagem sem serem consultados. Davi afirmou que procurou a prefeitura de Ituaçu antes mesmo de a gestão procurá-los. Veja trecho da nota abaixo:
"Há algumas semanas, fomos surpreendidos por publicações, veiculadas em redes sociais oficiais da prefeitura de Ituaçu, divulgando uma homenagem ao nosso pai, com os seguintes slogans: “Sou turista de forró na terra de Moraes Moreira” e “Arraiá do Brejo Grande - um forró em cada esquina”, este último utilizando um verso da música de Moraes (em parceria com Antônio Risério), Assim, tomamos conhecimento pelas mídias sociais de que tal homenagem estava sendo preparada, e que a divulgação do São João de Ituaçu utilizava imagens, versos de música e o nome do nosso pai na promoção da maior festa da cidade.
Aguardamos por algum tempo que algum contato oficial chegasse a nós, que somos, por atribuição legal, os herdeiros e responsáveis pela obra do nosso pai. Vínhamos de uma experiência muito bem sucedida com o governo do Estado da Bahia, que fez uma linda e merecida homenagem a Moraes neste último carnaval.
Não tivemos nenhum problema com nada relativo a esse processo e ressaltamos que o Governo da Bahia sempre se conduziu de forma extremamente correta em cada passo da nossa parceria com eles.
Infelizmente, esse está longe de ser o caso, no que diz respeito à prefeitura de Ituaçu, que em nenhum momento fez qualquer contato formal ou oficial conosco para pedir as autorizações que, por lei, estaria obrigada a solicitar aos herdeiros.
Poderia até mesmo ser o caso de nos solicitarem a liberação gratuita do uso da imagem, nome e obra, o que seria avaliado e respondido da forma que achássemos mais apropriada. Mas sequer isso foi feito", escreveu Davi Moraes. (Atualizado às 11h40).