Porto Seguro: Prefeitura encerra atividade de lixão após quase 25 anos
Por Redação
Um lixão que existia há quase 25 anos em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, teve as atividades encerradas nesta quinta-feira (16). Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi determinado um prazo de até quatro anos para a extinção dos lixões (lembre aqui).
Em 2020, já com o novo Marco Legal do Saneamento, as cidades tiveram novo prazo para extinção desses locais, considerados inadequados. Porto Seguro, com 152,5 mil habitantes, deveria fazer a extinção dele em 2022. Nesta quinta, o lixão de Porto Seguro encerrou as atividades, oficialmente por volta das 18h.
Com isso, não será mais permitido o descarte de nenhum tipo de resíduo no local. Famílias que atuam com reciclagem terão um prazo de 30 dias para retirarem os materiais reciclados coletados. Segundo o atual prefeito da cidade, Jânio Natal (PL), a permanência do lixão por anos se deve à “negligência” da gestão Cláudia Oliveira (PSD), apesar da “farta quantia” que pagava a uma empresa terceirizada para administrar o local.
Ainda segundo a prefeitura, em janeiro de 2021, máquinas, caçambas e especialistas iniciaram um trabalho para adequar o aterro e dias depois os resíduos começaram a chegar. O trabalho eliminou a queima constante e o chorume presentes.
