Com 100% de ocupação em UTIs Covid, Camaçari já vive colapso, diz secretário
por Vitor Castro

A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), já vive um colapso no sistema de saúde por conta do aumento do número de casos da Covid-19. Com falta de leitos e sem pontos de oxigênio, cilindros estão tendo que ser utilizados para atender a demanda. De acordo com o secretário de Saúde do município, Elias Natan, nesta segunda-feira (22), 41 pacientes aguardam pela regulação.
O município já registrou 11.336 casos da doença desde o início da pandemia. Deste total, 168 óbitos foram registrados e 1.658 pessoas permanecem doentes de acordo com o último boletim emitido neste domingo (21).
Para o secretário de Saúde, a cidade vive o pior momento da pandemia, mesmo quando comparado a julho de 2020, quando o pico de contaminações foi registrado. “Estamos tendo um número significativo de casos novos desde a semana passada. Chegamos a ter em apenas um dia a confirmação de 300 casos novos através das testagem que temos realizado. Isso é muito preocupante já que os sistemas de saúde e as unidades estão acima da sua capacidade de internamento e atendimento”, disse.
Ainda de acordo Natan, todos os dez leitos de tratamento intensivo (UTI) credenciados pelo município destinados à Covid-19, estão ocupados. “Isso fez com que nós abríssemos unidades de saúde no sábado e no domingo para atender pacientes sintomáticos ou não na perspectiva de diminuir o fluxo de pessoas nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], que não estavam mais suportando. É um quadro preocupante de colapso do sistema em virtude da quantidade de pessoas que tem procurado as unidades e casos que estão aguardando regulação”, pontuou.
A falta de leitos pode ser observada na quantidade de pessoas aguardando regulação. O secretário revela que nesta segunda-feira (22), no município, 22 pacientes aguardam por um leito, e outros 19 por um leito de UTI. “São pacientes que estão nas nossas UPAs e PAs e que precisam de internamento. Desses 41 que aguardam regulação, 19 são para Uti. É uma quadro extremamente preocupante. Os pontos de oxigênio já estão todos utilizados. Estamos tendo que recorrer aos cilindros de oxigênio para colocar ao lado do paciente para ele utilizar. Esse é o quadro”, finalizou.
De acordo com a secretaria municipal de saúde de Camaçari, até a próxima quinta-feira (25), outros cinco leitos de UTI Covid devem ser abertos no município.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Alessandro Macedo
A LC 178 e as despesas com pessoal: mais um enterro da Lei de Responsabilidade Fiscal
Como bom baiano, e em pleno dia do Senhor do Bonfim, dia 13 de janeiro de 2021, data que renovamos a esperança de dias melhores, sobretudo, neste difíceis meses de pandemia, somos literalmente chamados há mais um enterro, agora da nossa Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, que já tinha sido mutilada pela Lei Complementar nº 173, que flexibilizou regras daquela norma, dando in tese, um cheque em branco aos gestores para descumprir travas importantes da LRF que tentavam a tão sonhada “gestão fiscal responsável”, jamais atingida por força dos gestores públicos, que sempre utilizaram a máquina pública para o clientelismo, o fisiologismo e o nepotismo, características do modelo patrimonialista ainda presente no Estado brasileiro.