Itabuna: Fiscalização de toque de recolher encerra três aglomerações
por Francis Juliano

Três aglomerações foram dispersadas na primeira noite do toque de recolher em Itabuna, no Sul, na primeira noite do toque de recolher. Na noite desta sexta-feira (19), a equipe de fiscalização encontrou duas aglomerações no bairro de São Caetano e outra no bairro Mangabinha. Os casos ocorriam em residências.
No imóvel do bairro Mangabinha havia mais de 15 pessoas. Mesas, cadeiras e equipamento de som foram apreendidos na ocasião. Os itens só poderão ser recebidos daqui a sete dias na sede da secretaria de trânsito. Os casos foram flagrados após denúncias de moradores. No total, a fiscalização lavrou pelo menos dez termos de ajustamento de conduta entre a noite desta sexta e madrugada deste sábado.
Ao Bahia Notícias, o secretário de trânsito de Itabuna, Thales Silva, considerou tranquila a primeira noite do decreto. “Foi tranquilo. Identificamos alguns locais por parte da população que colaborou conosco”, declarou. Além da secretaria de trânsito local, a fiscalizaçãco conta com policiais civis e militares.
Itabuna é o terceiro município em número de mortes por coronavírus na Bahia. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, 408 pessoas já perderam a vida pela Covid-19 na cidade, que já registrou também 22.120 casos confirmados do novo coronavírus.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

José Mozart Tanajura Júnior
Planalto e sua história: Os manuscritos de Zé Brejeiro
Há em Planalto pouquíssimas fontes documentais sobre a sua história que, em comparação com a de outros municípios baianos, é bem recente. Mesmo assim, pouco se tem preservado. As iniciativas oficiais são bem tímidas, o que se requer um melhor direcionamento para a preservação de sua história. Poucos são os registros catalogados ou que se tenha conhecimento de uma maior socialização destes. Em 2012, Edilson Duarte, prefeito naquele ano, construiu um monumento em homenagem aos tropeiros que deram início à história local. Além deste monumento, outras ações entraram em vigor por ocasião dos 50 anos do município, dentre as quais destacamos o Hino de Planalto composto por José Ramos da Silva Júnior e musicado por Carlusmar Moreno Aguiar, interpretado por Leandro Marinho. O município festejou jubilosamente a sua data referência de seus 50 anos. De lá pra cá, quase nenhuma iniciativa maior se viu na preservação histórica do município.