Decreto que estabeleceu toque de recolher em Lajedo do Tabocal se encerra nesta quarta
por Vitor Castro

Deixa de ter validade nesta quarta-feira (17), o decreto publicado pela prefeitura municipal de Lajedo do Tabocal, no Vale do Jequiriçá, que estabeleceu toque de recolher das 22h às 5h, no período compreendido entre os dias 12 e 17 de fevereiro. A medida, de acordo com a prefeitura, faz parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus.
No documento publicado no último dia 11, o prefeito Marcos Sena (PP), considerou o aumento nos números dos casos de infecção e reinfecção pela Covid-19 no Brasil, no Estado da Bahia e no próprio município.
De acordo com o decreto, também foi levado em conta o crescente aumento no número da média móvel de casos confirmados de Covid-19, na cidade para que se suspende-se qualquer tipo de eventos, promovidos por entes públicos ou iniciativa privada, nas datas de 12 de fevereiro a 17 de fevereiro deste ano.
Ainda ficou estabelecida, conforme divulgou o Blog do Marcus Frahm, e confirmou o Bahia Notícias, “a restrição de circulação de pessoas (toque de recolher), no horário compreendido entre as 22h às 5h, devendo todos os munícipes e proprietários de estabelecimentos comerciais o cumprirem, sob pena de abordagem policial e encaminhamento às suas residências em caso de descumprimento”, diz o documento.
De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a cidade já registra, desde o início da pandemia 241 casos confirmados da doença. Três óbitos já foram registrados.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

José Mozart Tanajura Júnior
Planalto e sua história: Os manuscritos de Zé Brejeiro
Há em Planalto pouquíssimas fontes documentais sobre a sua história que, em comparação com a de outros municípios baianos, é bem recente. Mesmo assim, pouco se tem preservado. As iniciativas oficiais são bem tímidas, o que se requer um melhor direcionamento para a preservação de sua história. Poucos são os registros catalogados ou que se tenha conhecimento de uma maior socialização destes. Em 2012, Edilson Duarte, prefeito naquele ano, construiu um monumento em homenagem aos tropeiros que deram início à história local. Além deste monumento, outras ações entraram em vigor por ocasião dos 50 anos do município, dentre as quais destacamos o Hino de Planalto composto por José Ramos da Silva Júnior e musicado por Carlusmar Moreno Aguiar, interpretado por Leandro Marinho. O município festejou jubilosamente a sua data referência de seus 50 anos. De lá pra cá, quase nenhuma iniciativa maior se viu na preservação histórica do município.