Camaçari: Barracas clandestinas são instaladas em Área de Preservação Ambiental
Por Vitor Castro
Leitores procuraram o Bahia Notícias para denunciar a instalação de barracas de praia em uma Área de Preservação Ambiental (APA) na foz da Barra do Rio Jacuípe, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com os relatos, a presença de barraqueiros e banhistas estaria danificando o manguezal.
De acordo com os relatos, há mais de 60 dias os denunciantes já haviam entrado em contato com o setor de fiscalização da Prefeitura de Camaçari. Fotos foram enviadas, mas “até o momento nenhuma providência efetiva foi tomada para a solução do problema”, diz a denúncia.
Ainda de acordo com os relatos, banhistas e barriqueiros estariam “destruindo o manguezal e descartando todo o lixo dentro da vegetação nativa e protegida pela APA do Rio Capivara”.
Além da prática proibida, também foi dito que na região está sendo realizado o transporte clandestino de pessoas na travessia do Rio Jacuípe, partindo da frente da igreja, por embarcações não habilitadas e sem qualquer segurança para os banhistas.
Ao Bahia Notícias, a prefeitura de Camaçari, por meio de assessoria de imprensa, disse que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), está ciente e inclusive, “já realizou um levantamento fotográfico e está no planejamento a remoção das ocupações irregulares”.