Moema exonera cargos comissionados e limita equipes na Prefeitura de Lauro de Freitas
por Ailma Teixeira

Um dos primeiros atos de Moema Gramacho (PT) em sua nova gestão como prefeita de Lauro de Freitas foi a demissão em massa de funcionários da prefeitura. Em decretos publicados no Diário Oficial dessa segunda-feira (4), ela exonera cargos comissionados e funções gratificadas e trata do encerramento dos contratos temporários, que chegaram ao fim no último dia 31.
No caso dos cargos comissionados, a exceção são os servidores responsáveis pela administração e pelo gerenciamento de unidades que atuem na prevenção e na fiscalização da pandemia. Além disso, servidores comissionados ou em funções gratificadas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); portaria ou segurança das escolas; plantão de atendimento ao Bolsa Família; suporte e fiscalização do funcionamento do Restaurante Popular, da Cozinha Comunitária e do Banco de Alimentos; e segurança patrimonial das unidades do Cras e Creas terão os empregos mantidos.
Pelo texto, as secretarias municipais da Fazenda, Administração e Serviços deverão manter as equipes mínimas do Banco de Serviços, da Contabilidade e Tesouraria, de Recursos Humanos e Gestão do Centro Administrativo, e da Limpeza Urbana e Iluminação Pública, respectivamente.
A salvo da exoneração também estão os secretários municipais, coordenadores executivos, controlador-geral do Município, procurador-geral do Município, subprocurador-geral e procurador-fiscal. "Ficam os novos secretários municipais, controlador-geral do Município e procurador-geral do Município responsáveis em promover o planejamento de trabalho a fim de organizar as demandas e apresentar o plano de funcionamento das secretarias e órgãos a partir do novo mandato, apresentando as demandas de recursos humanos materiais, com cronograma de execução e previsão orçamentária", diz o decreto nº 4.717, que atribui ainda aos secretários municipais a responsabilidade de informar à pasta de Administração o número mínimo de servidores comissionados para o funcionamento das pastas até a conclusão do planejamento.
Quanto aos contratos encerrados no dia 31, não há previsão de renovação. "A partir da posse e planejamento das ações dos novos secretários das Pastas, serão realizadas novas contratações nessa modalidade em consonância com as necessidades e disponibilidade orçamentária", diz o decreto nº 4.718.
A medida causou revolta em parte dos funcionários. Um grupo fez um protesto na cidade, na manhã desta terça-feira (5), afirmando que cerca de 500 profissionais foram demitidos. O protesto incluiu fogo ateado em alguns entulhos colocado na pista, debelado pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a Polícia Militar, agentes acompanharam a situação e participaram das negociações para liberação da via, por volta das 10h. Veja vídeo abaixo:
Moema exonera cargos comissionados e limita equipes na Prefeitura de Lauro de Freitas; demitidos fazem protesto e bloqueiam via: https://t.co/Fc8v6bDlG9 (via @BNMunicipios) pic.twitter.com/QObCVYnaPv
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) January 5, 2021
Em nota enviada à imprensa, a vereadora Débora Régis (PL) chegou a estimar em 10 mil o número de demissões. "Foi um ato cruel, que tirou a sobrevivência de famílias humildes. Moema Gramacho não demitiu apenas pessoas de cargos do cargos elevados, mas porteiros, auxiliares de limpeza e outros trabalhadores que recebiam salários baixos, único dinheiro que garantia a sobrevivência de seus filhos", criticou.
O Bahia Notícias procurou a assessoria de comunicação de Lauro de Freitas para saber o que motivou as demissões e quantos funcionários foram atingidos pela medida. Por meio de nota, a gestão garantiu a continuidade de serviços essenciais, como os citados na matéria, e assegurou que deve revisar as decisões após a posse dos secretários. "O quadro de servidores será recomposto gradativamente, após apresentação do planejamento dos próximos secretários, fruto do Seminário que acontecerá na semana seguinte à posse. O seminário se baseará no programa de governo participativo que foi construído ouvindo o povo em audiências públicas. A posse dos secretários será no dia 06, às 15h", explica a prefeitura. A administração lauro-freitense não indicou o número de pessoas atingidas pelo decreto.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Alessandro Macedo
A LC 178 e as despesas com pessoal: mais um enterro da Lei de Responsabilidade Fiscal
Como bom baiano, e em pleno dia do Senhor do Bonfim, dia 13 de janeiro de 2021, data que renovamos a esperança de dias melhores, sobretudo, neste difíceis meses de pandemia, somos literalmente chamados há mais um enterro, agora da nossa Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, que já tinha sido mutilada pela Lei Complementar nº 173, que flexibilizou regras daquela norma, dando in tese, um cheque em branco aos gestores para descumprir travas importantes da LRF que tentavam a tão sonhada “gestão fiscal responsável”, jamais atingida por força dos gestores públicos, que sempre utilizaram a máquina pública para o clientelismo, o fisiologismo e o nepotismo, características do modelo patrimonialista ainda presente no Estado brasileiro.