
Moradores e veranistas do loteamento Aldeia dos Pescadores, em Praia do Forte, estão apreensivos com a possível instalação de um bar privativo na beira da praia.
O estabelecimento, ligado a uma residência conhecida como Casa de Palha, apresenta riscos a saúde ambiental da região, o que levantou incômodos na vizinhança. O terreno do bar é próximo a um posto para desova de tartarugas e já sofre com a instalação da Casa de Palha, que não possui rede de esgoto própria. "A fossa não suporta grandes demandas", denunciou um morador ao Bahia Notícias.
A prefeitura emitiu um alvará provisório até março para o empreendimento e o proprietário Luciano Mandeli teria recuado e mudando o estabelecimento para um bar privativo, apenas para associados. Diante do imbróglio, moradores pretendem acionar o Ministério Público e órgãos ambientais. "A área é residencial e com certeza a instalação do bar pode gerar aglomerações", relatou outro morador à reportagem.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

José Mozart Tanajura Júnior
Planalto e sua história: Os manuscritos de Zé Brejeiro
Há em Planalto pouquíssimas fontes documentais sobre a sua história que, em comparação com a de outros municípios baianos, é bem recente. Mesmo assim, pouco se tem preservado. As iniciativas oficiais são bem tímidas, o que se requer um melhor direcionamento para a preservação de sua história. Poucos são os registros catalogados ou que se tenha conhecimento de uma maior socialização destes. Em 2012, Edilson Duarte, prefeito naquele ano, construiu um monumento em homenagem aos tropeiros que deram início à história local. Além deste monumento, outras ações entraram em vigor por ocasião dos 50 anos do município, dentre as quais destacamos o Hino de Planalto composto por José Ramos da Silva Júnior e musicado por Carlusmar Moreno Aguiar, interpretado por Leandro Marinho. O município festejou jubilosamente a sua data referência de seus 50 anos. De lá pra cá, quase nenhuma iniciativa maior se viu na preservação histórica do município.