Quarta, 02 de Setembro de 2020 - 11:30

Com queda de casos, Rui especula que Ilhéus pode ter conseguido 'imunidade de rebanho'

por Lucas Arraz / Francis Juliano

Com queda de casos, Rui especula que Ilhéus pode ter conseguido 'imunidade de rebanho'
Foto: Carol Garcia / GOVBA

O município de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia, pode ter chegado a uma “imunidade de rebanho”, que ocorre quando a maioria de uma população é infectada por um vírus, diminuindo as taxas de transmissão. A especulação é do governador Rui Costa sobre números de queda de transmissão do novo coronavírus. “Provavelmente lá tenha alcançado o que se conhece como imunidade de rebanho. Porque, se isso for a expressão da contaminação do vírus na cidade, Ilhéus tá (sic) caindo drasticamente o número de casos”, declarou nesta quarta-feira (2) durante entrega da reforma da Unidade de Emergência de Pirajá, em Salvador.

 

Rui se baseou na conclusão de testes feitos na comunidade escolar de Ilhéus. Realizados de forma voluntária, a aplicação de testes, segundo o governador, envolveu quase 50% do grupo, entre professores, estudantes e servidores. Dos 50%, em torno de 24% testaram positivo para o novo coronavírus.  “É um número extremamente elevado, porque na Bahia a gente não chegou a 2% da população oficialmente contaminada, o que seria 300 mil pessoas de um total de cerca de 15 milhões de habitantes”, avaliou.

 

Rui Costa também afirmou que os números de coronavítus têm caídos nas regiões Norte, Nordeste, Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador (RMS). As mesmas regiões também têm apresentado queda na ocupação de leitos, a exceção apenas para a região Sul baiana.

Histórico de Conteúdo