Terça, 11 de Agosto de 2020 - 16:00

'Fake news' diz que vacina da Oxford estaria sendo vendida em Feira de Santana

por Lula Bonfim

'Fake news' diz que vacina da Oxford estaria sendo vendida em Feira de Santana
Foto: Cadu Rolim / Estadão Conteúdo

Uma notícia falsa circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens em Feira de Santana, segundo maior município da Bahia. A “fake news” se trata de uma imagem com o logotipo do site Jornal Feira Hoje, dizendo que uma “suposta vacina de Oxford contra Covid-19 está sendo vendida” na cidade.

 

“Apesar de ainda estar em estudo e de não ter aprovação da ANVISA, alguns vendedores ambulantes já estão comercializando a vacina de Oxford contra o novo coronavírus, no Feiraguai, em Feira de Santana”, diz o texto contido na imagem. O valor do produto seria R$ 220 a unidade.

 

Entretanto, a suposta informação trata-se de uma notícia falsa. A vacina em produção pela University of Oxford, na Inglaterra, ainda está na sua terceira fase de testes, não havendo comercialização. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nenhuma das 165 vacinas em produção no mundo completou todas as fases necessárias para a liberação e distribuição.

 

O portal de notícias feirense lamentou o uso de sua marca para a distribuição da “fake news” e garantiu que tomou as medidas necessárias contra o crime. “O Feira Hoje esclarece ao público que não fez a postagem e lamenta mais uma publicação irresponsável envolvendo o novo coronavírus, o que nada de positivo proporciona à população. Procedimentos legais já foram adotados”, esclareceu.

Histórico de Conteúdo