Feira de Santana: Capitã com 20 anos de polícia é a 1ª comandante mulher em uma CIPM
Foto: Divulgação / SSP-BA

Nascida no município baiano de Alagoinhas, a capitã Lilian Conceição Nascimento Almeida, 42 anos, é a primeira mulher a assumir o comando de uma Companhia Independente da Polícia Militar (PM), na cidade de Feira de Santana.

 

A capitã tomou posse nesta segunda-feira (6) como comandante da 64ª CIPM, em solenidade realizada pelo Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) e presidida pelo coronel Luziel Andrade de Oliveira.

 

Lilian Nascimento, bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), ingressou na PM aos 22 anos e se formou como tenente em 2001. Durante sua carreira militar trabalhou nos 5º e 8° Batalhões da PM, em Euclides da Cunha e Porto Seguro, respectivamente.

 

Além disso, foi auxiliar da Seção de Planejamento Operacional, no 1º BPM (Feira de Santana), chefiou o Setor de Pessoal do Departamento de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Departamento de Administração da PM e a Seção de Material e Patrimônio, no Colégio da PM de Alagoinhas.

 

A comandante da 64º CIPM esclareceu que sempre foi um desejo atuar nessa área e que se sente realizada com seu novo cargo. “Quando iniciei no militarismo, havia poucas mulheres. O vestibular era muito concorrido e na minha época era tão almejado como o curso de medicina. Fico feliz em saber que posso ser espelho para muitas mulheres, um exemplo de perseverança” contou a capitã.

 

Acrescentou que tem como intuito somar e enriquecer a instituição “dando continuidade ao trabalho do major Garcia”.

Histórico de Conteúdo