Crescimento da Covid-19 em Feira está abaixo da média da BA, afirma Colbert

De todas as cidades baianas que estão em situação crítica com a pandemia, Feira de Santana é a que apresenta um dos melhores desempenhos no controle da doença, conforme garante o prefeito Colbert Martins Filho. Ele destaca inclusive que Feira tem uma vulnerabilidade incomparável com as demais cidades, pois se trata do maior entroncamento rodoviário do Nordeste e, portanto, extremamente favorável à circulação do vírus.
“Diariamente, dezenas de pessoas de várias regiões do Brasil circulam por Feira, em automóveis, ônibus e caminhões. Essa característica que não existe em nenhuma cidade da Bahia era para colocar Feira na triste liderança de número de casos. Muito pelo contrário: nosso município está entre os últimos em casos e letalidade”.
O prefeito Colbert Martins considerou “descabidas, desrespeitosas e anti-éticas” as afirmações do secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas (veja aqui), tentando responsabilizar Feira de Santana pelo aumento de casos na Bahia.
“Dados estatísticos da própria Secretaria de Saúde do Estado mostram que estamos agindo com muita responsabilidade. O secretário tem acesso a esses dados e, portanto, está sendo desrespeitoso quando os despreza. Além disso, ele está desprezando totalmente essa condição geográfica de Feira de Santana, totalmente favorável a uma grande proliferação do vírus, o que não vem acontecendo”, afirmou o prefeito.
Quanto às afirmações do secretário, que disse que o município deu "exemplo de erro" ao abrir o comércio. Colbert lembrou que apenas parte das lojas e empreendimentos funciona e mesmo assim com série de restrições para evitar a disseminação do coronavírus.
O prefeito feirense destacou que entre os dias 21 de abril - quando houve flexibilização para o comércio - e 14 de maio, a taxa de crescimento de casos na Bahia foi de 362,4%. No mesmo período, Feira teve um acréscimo de 126,2%%. Ou seja: o aumento dos casos na Bahia foi quase o triplo do registrado em Feira de Santana.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

José Mozart Tanajura Júnior
Planalto e sua história: Os manuscritos de Zé Brejeiro
Há em Planalto pouquíssimas fontes documentais sobre a sua história que, em comparação com a de outros municípios baianos, é bem recente. Mesmo assim, pouco se tem preservado. As iniciativas oficiais são bem tímidas, o que se requer um melhor direcionamento para a preservação de sua história. Poucos são os registros catalogados ou que se tenha conhecimento de uma maior socialização destes. Em 2012, Edilson Duarte, prefeito naquele ano, construiu um monumento em homenagem aos tropeiros que deram início à história local. Além deste monumento, outras ações entraram em vigor por ocasião dos 50 anos do município, dentre as quais destacamos o Hino de Planalto composto por José Ramos da Silva Júnior e musicado por Carlusmar Moreno Aguiar, interpretado por Leandro Marinho. O município festejou jubilosamente a sua data referência de seus 50 anos. De lá pra cá, quase nenhuma iniciativa maior se viu na preservação histórica do município.