Cerca de 2 toneladas de óleo são retiradas em praias de Lauro de Freitas

Cerca de duas toneladas de óleo foram retiradas das praias de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador no último sábado (2), de acordo com a prefeitura local. Segundo o boletim divulgado, as pelotas foram encontradas em Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga. Foi o maior volume registrado na semana.
Segundo a gestão municipal, os comerciantes estimam uma queda de 40% nas vendas.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), pelotas de óleo foram identificadas no Rio Joanes. Inema e Ibama foram acionados para auxiliar no combate às manchas.
“Vamos monitorar este aparecimento de óleo nas praias e no estuário do Rio Joanes e fazer a devida remoção. Por isso é muito importante contar com o apoio dos órgãos federais e estaduais. Estamos realizando um trabalho paralelo para resolver esta questão. A Prefeitura como força local, o INEMA, na esfera estadual e o IBAMA, na federal. São os três entes trabalhando juntos, em prol da resolução deste problema ambiental”, relatou o analista técnico ambiental da Semarh. Luiz Humberto Valente.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Mauro Cardim
SOS Joanes 2: encaminhamentos e novos desafios
Realizamos recentemente o Seminário SOS Joanes 2 com o objetivo de alertar a sociedade baiana sobre a situação atual da Bacia do rio Joanes. O encontro aconteceu no auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia. Reunimos, na ocasião, ambientalistas, técnicos, especialistas e autoridades políticas para juntos traçarmos diagnósticos e soluções para salvar o rio.