Cerca de 2 toneladas de óleo são retiradas em praias de Lauro de Freitas
Foto: Divulgação

Cerca de duas toneladas de óleo foram retiradas das praias de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador no último sábado (2), de acordo com a prefeitura local. Segundo o boletim divulgado, as pelotas foram encontradas em Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga. Foi o maior volume registrado na semana.

Segundo a gestão municipal, os comerciantes estimam uma queda de 40% nas vendas. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), pelotas de óleo foram identificadas no Rio Joanes. Inema e Ibama foram acionados para auxiliar no combate às manchas. 

“Vamos monitorar este aparecimento de óleo nas praias e no estuário do Rio Joanes e fazer a devida remoção. Por isso é muito importante contar com o apoio dos órgãos federais e estaduais. Estamos realizando um trabalho paralelo para resolver esta questão. A Prefeitura como força local, o INEMA, na esfera estadual e o IBAMA, na federal. São os três entes trabalhando juntos, em prol da resolução deste problema ambiental”, relatou o analista técnico ambiental da Semarh. Luiz Humberto Valente.

Histórico de Conteúdo